Resíduo de Bauxita - Filtro Prensa Alunorte (1)

Hydro apresenta cases sobre o uso do resíduo de bauxita no 39º ICSOBA

Pesquisas da companhia são fruto da parceria com o Senai, UFPA e USP

Durante o 39º Comitê Internacional para o Estudo de Bauxita, Alumina e Alumínio (ICSOBA), realizado em novembro, a multinacional Hydro apresentou os resultados de três pesquisas desenvolvidas em parceria com instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) brasileiras.

Os trabalhos da empresa tiveram como objeto o desenvolvimento de soluções inovadoras para a utilização sustentável do resíduo de bauxita em novos produtos, aplicando os conceitos de economia circular.

“Com base em nossa crença de que a sustentabilidade pode gerar lucratividade, estamos investindo em tecnologias avançadas e aproveitando iniciativas sustentáveis para tornar nossas operações uma referência em segurança, inovação, proteção ambiental e responsabilidade social”, afirma Marcelo Montini, consultor químico da companhia.

Saiba mais sobre os cases:
A Hydro realizou, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), uma pesquisa sobre a produção de cimento Portland com o uso dos resíduos de bauxita e da lavagem, gerados respectivamente na refinaria Alunorte e Mineração Paragominas, no Pará, visando a redução de emissões de CO2.

A companhia também elaborou um artigo com o Instituto Senai de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM) sobre o pré-tratamento do resíduo de bauxita com ácidos orgânicos, oriundos do processo de filtro-prensa, para facilitar a utilização em novos produtos, como por exemplo, nas áreas de siderurgia, construção civil e agricultura.

Outro estudo realizado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) tratou da produção de blocos de concreto para pavimentação com o resíduo da bauxita. Para reduzir as emissões de CO2, os pesquisadores monitoraram o desempenho e a durabilidade do produto por seis meses na planta da refinaria Alunorte.

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima