hydro_amazonia

Hydro apoia programa educacional na Amazônia

Itinerários Amazônicos oferece ferramentas pedagógicas e formação para professores abordarem temas cruciais da Amazônia com estudantes em sala de aula

Um novo programa educacional, o Itinerários Amazônicos, foi lançado no dia 17 de agosto, em Manaus, com apoio do Fundo de Sustentabilidade Hydro.

A iniciativa oferecerá formação docente e materiais pedagógicos a fim de integrar o currículo das redes de ensino. O objetivo é preparar jovens para entender as decisões governamentais sobre a região e fazer escolhas conscientes como cidadãos impactados pela Amazônia.

O programa atua com dois focos principais: materiais curriculares e formação contínua para professores e gestores escolares. Abordando temas como mudanças climáticas e questões sociais, ele busca incluir esses tópicos na Base Nacional Comum Curricular e nos currículos estaduais de Ensino Médio.

Lançado pelo Instituto Iungo, pelo Instituto Reúna e pela iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, o Itinerários conta com investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fundo de Sustentabilidade Hydro, Instituto Arapyaú e Movimento Bem Maior, além de patrocínio da Vale.

As redes públicas de ensino de oito dos nove Estados por onde se estende a Amazônia Legal já aderiram ao programa. Entre os quais estão o Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins. Juntos, esses Estados possuem mais de 54 mil professores, 1 milhão de estudantes e 3 mil escolas de Ensino Médio.

“Para a Hydro, fazer parte de um projeto com a dimensão e a potência da educação na Amazônia é um compromisso com todos. Essa junção de esforços é muito positiva para ações de grande relevância na região. Estamos fazendo esse movimento de reconhecimento da Amazônia porque o mundo precisa saber e conhecer essa potência. Educar é mostrar a vida a quem ainda não viu”, declarou no lançamento do Itinerários Amazônicos Paula Marlieri, gerente-sênior de Assuntos Externos da Hydro.

Foto: Divulgação Hydro

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima