Unidade de Bioinsumo Hydro-1024x500

Hydro ampliou investimentos em projetos sociais em 2022

Iniciativas são voltadas à educação, trabalho e renda e agricultura familiar

No ano passado, a multinacional de origem norueguesa Hydro ampliou sua atuação social para estimular o desenvolvimento socioeconômico das comunidades do entorno de suas operações.

Ao todo, mais de vinte projetos receberam financiamento da empresa, em diferentes frentes, tais como educação, trabalho e renda, desenvolvimento econômico e social e fortalecimento de organizações sociais.

Cerca de 10 mil pessoas foram beneficiadas, direta e indiretamente, em comunidades dos sete municípios paraenses onde a Hydro opera: Barcarena, Abaetetuba, Moju, Acará, Tomé-Açu, Ipixuna do Pará e Paragominas. 

“Sentimo-nos prontos para dar continuidade ao desenvolvimento da Amazônia paraense e dos territórios em que atuamos. Em 2022, tivemos vários marcos em nossa jornada que refletiram o comprometimento e resultados reais dentro dos nossos quatro eixos estratégicos: educação e habilidades; cadeia de valor; qualidade de vida; e preservação da sociobiodiversidade. Também celebramos os três anos de criação do Fundo de Sustentabilidade Hydro, que promove o desenvolvimento sustentável e apoia projetos de base comunitária e com dinâmica participativa”, informa Eduardo Figueiredo, diretor de Sustentabilidade e Impacto Social da companhia.

Iniciativas voltadas à educação e ao trabalho e renda

  • Viver Cidadania — programa de fortalecimento dos serviços de Assistência Social de Paragominas — realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
  • Território do Saber — promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), busca contribuir para a melhoria da qualidade da educação municipal de Paragominas.
  • Rede Todos pelo Trabalho — promovido pela área de recursos humanos da empresa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) — para capacitação de pessoas que se identificam com o gênero feminino.

 Ações de apoio à agricultura familiar 

  • Embarca Amazônia — colabora com a formação de jovens empreendedores socioambientais, facilitando sua contribuição para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
  • Programa Ativa Barcarena — atua na assistência técnica rural, capacitação de produtores familiares, organização da rede de atores socioprodutivos e na promoção de produtos com identidade local. 
  • Coletivo Florestar — executado pelo Instituto Mandu, visa a colaborar com o desenvolvimento territorial rural dos municípios e fomentar a organização social.
  • Projeto Trilhando Caminhos — tem como objetivo contribuir com a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes em maior risco social.
  • Synapse – Alfabetização na Idade Certa — promove melhorias no ciclo de alfabetização nos municípios de Acará, Moju e Tomé-Açu.

Sustentabilidade  

Com o Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH) – organização sem fins lucrativos instituída em um compromisso conjunto entre a Hydro, Albras e Alunorte – foram desenvolvidos outros projetos com apoio de R$ 5,5 milhões em 2022.

  • Travessia Barcarena — programa que leva ajuda humanitária a famílias e organizações da região e prioriza a contratação de serviços e aquisição de produtos locais;
  • Projeto Estilo Travessia — extensão do Travessia Barcarena, direcionado à geração de renda;
  • Tipitix – empreendedorismo agroalimentar comunitário realizado em parceria com a Fundação Mitsui Bussan do Brasil;
  • Plataforma Conexões Sustentáveis — realizada pela Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS), que há cinco anos desenvolve ações de maneira colaborativa para um desenvolvimento mais efetivo por meio de soluções sustentáveis para a região.

Foto: Divulgação Hydro

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima