Fábrica quadruplicou de tamanho para receber a nova linha de motores

GM inaugura nova linha de motores com bloco de alumínio em Joinville (SC)

Com investimento de R$ 1,9 bilhão, unidade produz motores tricilíndricos 1.0 para os novos Onix e Onix Plus

Os motores com bloco de alumínio caíram nas graças das montadoras. Para a General Motors, detentora da marca Chevrolet, não é diferente. No dia 22 de outubro, foi inaugurada a nova linha de motores da empresa na cidade de Joinville (SC). Fruto de investimento de R$ 1,9 bilhão, a unidade é responsável pela fabricação dos motores tricilíndricos 1.0 da família CSS, em versões aspirada e turbo, sempre com bloco de alumínio, para os novos modelos dos automóveis das linhas Onix e Onix Plus.

Vários processos da nova linha seguem o padrão de automação da indústria 4.0. Entre os avanços tecnológicos da fábrica está o monitoramento de consumo de utilidades de água, ar comprimido e energia por linha e processo produtivo, tanto no setor de usinagem de componentes, como na linha de montagem de motores.

Motor 1.0 com bloco de alumínio: usado nos novos Onix e Onix Plus (Crédito: Divulgação)

Outra inovação é que os dispositivos de automação da linha de montagem e usinagem de componentes escaneiam o código de cada peça, selecionam automaticamente o programa correto para fabricar aquele tipo de motor e ajustam os parâmetros de manufatura quando necessário.

A unidade da GM em Joinville conta com noventa robôs operando um sistema integrado e inteligente. Como todas as peças são monitoradas pelo número serial, dados importantes de manufatura e qualidade são registrados.

Veja também:

Conheça a nova bicicleta Raleigh Juniper com quadro de alumínio

A marca britânica de bicicletas Raleigh apresentou sua mais recente inovação: a bicicleta da linha Juniper com um quadro totalmente de alumínio. Perfeita para jovens aventureiros que buscam uma bicicleta com durabilidade longa e peso reduzido, a novidade traz esse quadro de alumínio que foi sutilmente projetado para combinar resistência e leveza, sendo o segredo

Alumínio na rota da inovação automotiva

O alumínio está assumindo um papel cada vez mais central no setor automotivo, impulsionado por uma tendência global de crescimento no consumo de produtos feitos com esse metal. Segundo o Anuário Estatístico do Alumínio de 2022 da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e projeções do International Aluminium Institute (IAI), espera-se um aumento de 40% na

Rolar para cima
Rolar para cima