Fábrica quadruplicou de tamanho para receber a nova linha de motores

GM inaugura nova linha de motores com bloco de alumínio em Joinville (SC)

Com investimento de R$ 1,9 bilhão, unidade produz motores tricilíndricos 1.0 para os novos Onix e Onix Plus

Os motores com bloco de alumínio caíram nas graças das montadoras. Para a General Motors, detentora da marca Chevrolet, não é diferente. No dia 22 de outubro, foi inaugurada a nova linha de motores da empresa na cidade de Joinville (SC). Fruto de investimento de R$ 1,9 bilhão, a unidade é responsável pela fabricação dos motores tricilíndricos 1.0 da família CSS, em versões aspirada e turbo, sempre com bloco de alumínio, para os novos modelos dos automóveis das linhas Onix e Onix Plus.

Vários processos da nova linha seguem o padrão de automação da indústria 4.0. Entre os avanços tecnológicos da fábrica está o monitoramento de consumo de utilidades de água, ar comprimido e energia por linha e processo produtivo, tanto no setor de usinagem de componentes, como na linha de montagem de motores.

Motor 1.0 com bloco de alumínio: usado nos novos Onix e Onix Plus (Crédito: Divulgação)

Outra inovação é que os dispositivos de automação da linha de montagem e usinagem de componentes escaneiam o código de cada peça, selecionam automaticamente o programa correto para fabricar aquele tipo de motor e ajustam os parâmetros de manufatura quando necessário.

A unidade da GM em Joinville conta com noventa robôs operando um sistema integrado e inteligente. Como todas as peças são monitoradas pelo número serial, dados importantes de manufatura e qualidade são registrados.

Veja também:

Com alumínio na carroceria, Audi R8 será vendido no Brasil

A Audi anunciou que o novo modelo do esportivo R8 deve chegar ao Brasil no segundo semestre deste ano. Lançado no início 2019 na Europa, o veículo tem 79% de sua estrutura composta por alumínio. Segundo a empresa, o metal proporciona leveza, rigidez e comportamento que ajudam o motor V10 de 610 cv a impulsionar

Novo Defender, da Land Rover, tem carroceria de alumínio

O jipe inglês Defender, que ficou três anos fora de linha, acaba de ganhar uma nova geração, cujo lançamento no Brasil deve ocorrer ainda em 2020. Uma das novidades da nova versão é a plataforma D7x, estrutura monobloco de alumínio, reforçada pela Land Rover para garantir maior rigidez e durabilidade. A arquitetura permite a adoção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu