congresso_1dia_materia

Futuro promissor é tema da cerimônia de abertura do 9º Congresso Internacional do Alumínio

Líderes setoriais e representante do governo analisam o mercado e oferecem perspectivas

Começou na manhã desta terça-feira, 9 de abril, no Hotel Unique, na capital paulista, o 9º Congresso Internacional do Alumínio, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). A cerimônia de abertura trouxe a tônica do evento, pautado no potencial do setor, em sua capacidade de inovação e transformação, além da responsabilidade ambiental e social.

Subiram ao palco a presidente-executiva da ABAL, Janaina Donas; Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e representantes das indústrias do alumínio: Anderson Baranov, presidente do Conselho da ABAL e vice-presidente de Relações Exteriores para a América do Sul da Hydro; Gisele Salvador, CFO da Alcoa; Francisco Pires, presidente da Novelis; e Luciano Alves, CEO da CBA.

Reflexões sobre o futuro

Em seu discurso, Janaina Donas celebrou a oportunidade de reunir players de toda a cadeia para refletir sobre o futuro que vamos deixar para as próximas gerações. Lembrou-se de quando entrou no setor do alumínio, há doze anos, um momento de crise causada pela alta oferta mundial do produto, além dos elevados custos produtivos no Brasil.

 

“Nossa trajetória é marcada por altos e baixos, que demonstram, na verdade, como o mercado do alumínio é resiliente e sabe se reinventar”, disse. “Todos temos um papel fundamental na construção do futuro. E isso só conseguiremos trabalhando juntos. O alumínio é um material essencial para o mundo e o Brasil é um País estratégico. Não somos só exportadores de commodities. Temos uma ampla cadeia instalada no país. E as lições do passado servem de exemplo para a construção de um futuro de infinitas possibilidades”.

Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do MDIC, reforçou o compromisso do governo federal com o desenvolvimento de uma política industrial, lembrando do lançamento do Programa Nova Indústria Brasil, e disse ver no setor de alumínio todos os atributos necessários para as demandas da nova indústria.

Ricardo Alban, presidente da CNI, ressaltou a relevância da indústria do alumínio para o Brasil e fez projeções positivas para a economia nacional, indicando que o PIB da indústria deve crescer cerca de 2% este ano.

“Precisamos enxergar o amanhã e o nosso propósito é estimular toda a cadeia. O diálogo com o governo já existe e isso é bom, pois há muitos anos que não sabemos o que é política industrial”, afirmou.

Visão da indústria

Luciano Alves, CEO da CBA, também olhou para o futuro, e de forma otimista. Segundo o executivo, o mercado está cada vez mais consciente e, por isso, exige o uso de materiais estratégicos como o alumínio, flexível e sustentável. Alves lembrou que a indústria brasileira produz produtos de alumínio com baixa pegada de carbono, uma demanda global.

Gisele Salvador, CFO da Alcoa, destacou o desenvolvimento que o setor leva para as regiões Norte e Nordeste do Brasil, produzindo de forma responsável. Já Anderson Baranov, presidente do Conselho da ABAL e VP de Relações Externas da Hydro na América do Sul, destacou a abrangência de temas do evento e a presença feminina crescente no segmento.

Confira a cobertura completa do 9º Congresso Internacional do Alumínio em nosso portal e redes sociais.

Fotos: Gleysson Soares 

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima