Hydro

Fundo de Sustentabilidade Hydro lança primeiro edital no Pará

Objetivo é apoiar projetos sociais em Barcarena voltados ao emprego e renda, meio ambiente, esporte, cultura e lazer

Em abril de 2018, a Hydro, Alunorte e Albras firmaram o compromisso de investir em Barcarena (PA) a quantia de R$ 100 milhões em 10 anos, por meio do Fundo de Sustentabilidade Hydro. Nesta semana, as empresas lançaram o primeiro edital desta iniciativa, no valor de R$ 730 mil.

O prazo para envio dos projetos é até o dia 14 de fevereiro de 2020, para o e-mail [email protected]. A divulgação dos projetos selecionados será no dia 14 de março de 2020. Acesse aqui o edital completo.

Eduardo Figueiredo, diretor do Fundo de Sustentabilidade da Hydro, explica que o edital apresenta os critérios de elegibilidade dos projetos e instituições, as linhas temáticas para investimento, os prazos e o processo para inscrição e seleção de projetos.

“Demos transparência ao processo de comunicação e seleção de projetos que serão financiados pelo fundo por meio do lançamento público deste edital. Nosso objetivo é que mais organizações participem do processo”, ressalta.

O edital apresenta três linhas de financiamento:

  • A primeira é voltada para a promoção de trabalho, emprego e renda e meio ambiente, com projetos de apoio e suporte técnico a negócios comunitários sustentáveis rurais e urbanos.
  • A segunda prevê o fortalecimento institucional de associações e organizações sociais, por meio de processos de regularização, capacitação, apoio em gestão e modernização.
  • A terceira contemplará os projetos de eventos esportivos ou culturais a serem realizados por instituições comunitárias.

Segundo o edital, as organizações com sede fora de Barcarena só serão consideradas na seleção se o objetivo do projeto e os resultados tiverem o município como foco exclusivo.

“Instituições privadas, com fins lucrativos, também deverão evidenciar na proposta o caráter comunitário e sustentável da iniciativa a ser apoiada. Organizações religiosas, da administração pública direta e indireta e partidos políticos não podem se candidatar a essa rodada de financiamento”, comenta Eduardo Figueiredo.

A escolha dos projetos, a partir de critérios de viabilidade técnica, econômica, ambiental e relevância social, será feita por um comitê de seleção, formado por representantes do fundo, das empresas financiadoras e da sociedade civil local, a serem escolhidos pelos grupos de trabalho da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS).

Crédito da imagem de abertura: Led Produções

Veja também:

Alcast renova certificado de energia 100% renovável

A Alcast, grupo industrial que reúne a Panelux e a Alcast Laminados, renovou o Certificado de Contratação de Energia Elétrica de Recursos Renováveis, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade. O selo atesta que 100% da energia elétrica utilizada pela empresa é proveniente de fontes renováveis, como solar, hídrica, eólica e de biomassa. Desde 2016, a

Representantes de municípios e catadores debatem contratação e nova norma para capacitação da Recicla Latas

A Recicla Latas, gestora responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de reciclagem das latas de alumínio para bebidas no Brasil, promoveu, no último dia 15 de abril, uma capacitação online e gratuita que reuniu mais de duzentos participantes. Estiveram presentes 186 gestores públicos de 131 municípios, abrangendo 22 Estados brasileiros, além de 28 catadores de diversas

Novelis semeia consciência sustentável nas escolas

Com base na Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, a Novelis, por meio da Rede Educare, executou, em abril, o projeto Coleção Ideias para o Futuro ODS. A ação beneficiou estudantes e educadores de 37 escolas públicas municipais de Pindamonhangaba (SP). O projeto proporcionou a distribuição de 7.200 livros

Rolar para cima
Rolar para cima