Hydro

Fundo de Sustentabilidade Hydro lança primeiro edital no Pará

Objetivo é apoiar projetos sociais em Barcarena voltados ao emprego e renda, meio ambiente, esporte, cultura e lazer

Em abril de 2018, a Hydro, Alunorte e Albras firmaram o compromisso de investir em Barcarena (PA) a quantia de R$ 100 milhões em 10 anos, por meio do Fundo de Sustentabilidade Hydro. Nesta semana, as empresas lançaram o primeiro edital desta iniciativa, no valor de R$ 730 mil.

O prazo para envio dos projetos é até o dia 14 de fevereiro de 2020, para o e-mail [email protected]. A divulgação dos projetos selecionados será no dia 14 de março de 2020. Acesse aqui o edital completo.

Eduardo Figueiredo, diretor do Fundo de Sustentabilidade da Hydro, explica que o edital apresenta os critérios de elegibilidade dos projetos e instituições, as linhas temáticas para investimento, os prazos e o processo para inscrição e seleção de projetos.

“Demos transparência ao processo de comunicação e seleção de projetos que serão financiados pelo fundo por meio do lançamento público deste edital. Nosso objetivo é que mais organizações participem do processo”, ressalta.

O edital apresenta três linhas de financiamento:

  • A primeira é voltada para a promoção de trabalho, emprego e renda e meio ambiente, com projetos de apoio e suporte técnico a negócios comunitários sustentáveis rurais e urbanos.
  • A segunda prevê o fortalecimento institucional de associações e organizações sociais, por meio de processos de regularização, capacitação, apoio em gestão e modernização.
  • A terceira contemplará os projetos de eventos esportivos ou culturais a serem realizados por instituições comunitárias.

Segundo o edital, as organizações com sede fora de Barcarena só serão consideradas na seleção se o objetivo do projeto e os resultados tiverem o município como foco exclusivo.

“Instituições privadas, com fins lucrativos, também deverão evidenciar na proposta o caráter comunitário e sustentável da iniciativa a ser apoiada. Organizações religiosas, da administração pública direta e indireta e partidos políticos não podem se candidatar a essa rodada de financiamento”, comenta Eduardo Figueiredo.

A escolha dos projetos, a partir de critérios de viabilidade técnica, econômica, ambiental e relevância social, será feita por um comitê de seleção, formado por representantes do fundo, das empresas financiadoras e da sociedade civil local, a serem escolhidos pelos grupos de trabalho da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS).

Crédito da imagem de abertura: Led Produções

Veja também:

Hydro Rein e Albras celebram operação das usinas solares em Paracatu (MG)

A divisão de energia renovável da Hydro, a Atlas Renewable Energy (Hydro Rein), e a Albras anunciaram no início de abril que começaram a operação das usinas solares fotovoltaicas de Boa Sorte, localizadas em Paracatu (MG). O complexo, formado por diversos projetos, vai fornecer energia limpa para a Albras, representando, aproximadamente, 12% da demanda energética

Programa Cultivando a Mata Atlântica, da Alcoa, completa uma década de educação ambiental

O Programa Cultivando a Mata Atlântica, conduzido pela Alcoa Poços de Caldas em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e Fundação Jardim Botânico, celebra uma década de existência em 2024. Ao longo desses dez anos, aproximadamente, 2.500 estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental

MRN reafirma compromisso com a sustentabilidade ao renovar certificações ASI

Mediante uma auditoria independente conduzida pelo Bureau Veritas Certification (BVC), organismo internacional de certificação, a Mineração Rio do Norte renovou suas certificações da Aluminium Stewardship Initiative (ASI) nos padrões de Desempenho e Cadeia de Custódia (CoC), reafirmando as práticas de gestão da empresa alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e de governança). A certificação ASI

Rolar para cima
Rolar para cima