Chega o mês de dezembro e começam os preparativos para as festas de Natal e Réveillon, ocasiões em que não podem faltar os pratos típicos para a ceia. É nessa hora que surge a necessidade de uma grande quantidade de assadeiras, bandejas e fôrmas, o que aumenta a demanda por embalagens de alumínio descartáveis.
Cadu Migliorini, responsável pelo Marketing do Grupo Wyda, conta que 35% do faturamento da empresa está concentrado no último trimestre do ano.
“As pessoas buscam, cada vez mais, praticidade. É aí que as nossas assadeiras descartáveis de alumínio auxiliam, livrando os consumidores da louça pesada, além dos demais produtos necessários para o preparo dos pratos, como a folha de alumínio e também o protetor para fogão.”
De acordo com o Grupo Wyda, no final do ano também são vendidas muitas bandejas por conta das comidas prontas. Nesse caso, a vantagem da embalagem de alumínio é a possível utilização do começo ao fim. “Isso envolve o preparo, exposição à mesa ou gôndola de venda, e o aquecimento em forno convencional ou micro-ondas”, explica Migliorini.
Francine Carvalho, responsável pelo Marketing da Pratsy, também confirma o aumento da demanda: o número de pedidos dos representantes e redes de supermercados tem crescimento considerável em produtos sazonais, como as assadeiras e o papel alumínio.
“São produtos que não podem faltar na cozinha e auxiliam no cozimento rápido dos alimentos”, afirma Carvalho.
Além de ter um preço acessível para o consumidor, as embalagens de alumínio oferecem praticidade tanto na hora de cozinhar como no armazenamento e transporte. A preocupação com o descarte é mínima, pois o metal é 100% reciclável.
“A Pratsy tem o compromisso com o cliente de oferecer a melhor experiência e tornar a sua vida mais simples, sem precisar se preocupar em lavar a louça. Quanto mais prático melhor”, reforça Francine.
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Qualidade e sustentabilidade

Os convertedores, empresas que transformam o metal em assadeiras, bandejas e fôrmas para que cheguem até o consumidor final, são os principais clientes das fabricantes de laminados no Brasil, como a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e a Novelis, para o segmento de embalagens descartáveis.
“Os recipientes de alumínio ajudam os clientes da Novelis a atingir as metas de redução de fonte e de sustentabilidade, por meio do desenvolvimento de embalagens leves e de baixo calibre, com a capacidade de serem recicladas repetidas vezes sem perda de qualidade”, conta Beatriz Sobreira, gerente-sênior de Vendas da Novelis.
O alumínio é a mais leve “barreira completa” disponível no mercado, uma vez que:
- É impermeável à luz, gás, vapor de água, óleos, gorduras, oxigênio e micro-organismos;
- Mantém os alimentos frescos, seguros e saborosos;
- Preserva a qualidade por um longo prazo de validade;
- É resistente à oxidação;
- Não é tóxico para o organismo.
“Sem a embalagem de alumínio, os alimentos estragam, produtos frágeis são comprometidos com mais facilidade e a distribuição se torna perigosa”, acrescenta Beatriz.
Fernando Wongtschowski, gerente de Estratégia Comercial e Marketing da CBA, destaca o segmento de embalagens como estratégico para a sua empresa.
“Para suprir as demandas desses mercados, nos mantivemos próximos dos nossos clientes, trabalhando na diferenciação e oferta de produtos com maior valor agregado, e com projetos de cocriação por meio de nossa área de Inovação.”
Além de ser mais acessível, o alumínio também é muito prático. Leve, durável e resistente à oxidação, o metal se torna ideal para o acondicionamento de alimentos – do freezer ao forno.
Crédito da imagem de abertura: Divulgação Wyda