foco_futuro_materia

Executivos da indústria do alumínio compartilham experiências em masterclass do Foco&Futuro 2022

Com mediação da ABAL, bate-papo contou com representantes da Alcoa, AMG Brasil, Hydro e Novelis

No dia 1º de setembro, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) realizou, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a masterclass da 3ª edição do projeto Foco&Futuro.

Sob mediação da ABAL, executivos da Alcoa, AMG Brasil, Hydro e Novelis compartilharam suas trajetórias profissionais até chegarem à indústria do alumínio, além dos fatores que os motivam a permanecer no setor.

“Muito mais que um insumo base para vários segmentos, o alumínio é um elemento que se transforma em infinitas possibilidades de geração de valor, além de ser parte da solução para um futuro sustentável. É justamente por isso que desenvolvemos o projeto Foco&Futuro, braço da iniciativa ABAL Alumínio nas Escolas, que reúne oportunidades de disseminar conhecimento sobre o metal, aproximar o meio acadêmico da indústria e contribuir para a atração de talentos ao mercado de trabalho”, destacou Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL.

Glaucia Teixeira, vice-presidente de Recursos Humanos da Novelis e uma das palestrantes, contou que foi convidada para trabalhar na empresa há oito anos e encontrou um propósito.

“Eu vim, por acaso, para a indústria do alumínio e foi a melhor coisa que fiz. O que me fez ficar foi o propósito da empresa: ‘Juntos, construímos um futuro sustentável’. Com o metal, estamos falando de presente e futuro, com a possibilidade de reciclagem. Para mim, é extremamente motivador saber que estou possibilitando o desenvolvendo de pessoas para as próximas gerações”, disse a executiva.

Há sete anos, sem saber muito sobre o metal, Nelia Lapa, vice-presidente de Recursos Humanos, Comunicação e Saúde, Segurança do Trabalho e Segurança Patrimonial da Hydro, ingressou nas operações paraenses da companhia. Hoje tem orgulho de atuar em um setor sustentável.

“Saber que o nosso discurso e prática caminham juntos, que, por um lado, a Hydro faz mineração e, por outro, tem metas claras de sustentabilidade, um programa robusto de diversidade e inclusão, com roadmap para implantação dessas metas nos próximos anos, além de uma liderança engajada, faz toda a diferença”, ressalta.

Já Otávio Carvalheira, atualmente CEO da Alcoa no Brasil, contou aos participantes que ingressou na companhia como engenheiro trainee há 34 anos e listou os fatores que o motivam a continuar na indústria do alumínio por tanto tempo.

“É uma indústria global e o Brasil tem o privilégio de ter diferenciais competitivos que vêm sendo desenvolvidos há décadas. Possui a quarta maior reserva de bauxita, com capacidade instalada de refino, energia limpa e um mercado de consumo promissor. Temos um propósito na Alcoa: ‘Transformar potencial em progresso verdadeiro’. Nos locais em que operamos, temos uma presença importante junto às comunidades, trabalhando todos os aspectos do ESG. É com satisfação e empenho que decido continuar nessa indústria que me fascina”, afirma.

Há 23 anos na AMG Brasil, Sérgio Gattas Hallak, diretor Comercial, também trouxe sua perspectiva sobre o setor.

“O alumínio é um elemento relativamente novo com potencial de crescimento enorme. O consumo per capita ainda é muito tímido. Somos produtores de aditivos para a indústria do alumínio. O que fascina é que vemos no dia a dia uma latinha sendo fabricada e laminada porque existe um refinador de grão que permite a conformação da chapa. Também tive sorte porque ingressei em uma empresa com valores coincidentes como o meu”, resume.

Os palestrantes também compartilharam dicas para alcançar a liderança. Entre elas estão curiosidade, vontade de aprender, interesse genuíno em ajudar outras pessoas, além de capacitação e atualização.

Inscrições

Até o dia 20 de setembro, os estudantes e jovens profissionais de todo o país já podem se inscrever no hackathon do Foco&Futuro.

Os participantes serão estimulados a proporem soluções à um desafio real da indústria do alumínio e terão a oportunidade de concorrer a prêmios e uma possível contratação pelas empresas apoiadoras do projeto.

Pré-requisitos:

  • Não estar empregado;
  • Ter formação ou cursar graduação ou tecnologia, com conclusão entre dezembro de 2022 e 2023;
  • Ter disponibilidade para participar da semana de imersão.

Foto: Divulgação

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima