CBA_mineira_materia

Educadores da Zona da Mata Mineira celebram conclusão de curso sobre educação ambiental da CBA

Participantes também são premiados por iniciativas de preservação ecológica do programa de conscientização

No dia 3 de outubro, educadores, gestores escolares e professores de oito municípios da Zona da Mata Mineira celebraram a conclusão do “Curso de Atualização em Educação Ambiental”, promovido pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). O curso faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) da CBA, cujo objetivo é promover a conscientização ambiental nas comunidades da região.

O evento de encerramento, realizado na unidade da empresa em Miraí, contou com a participação de escolas de Cataguases, Fervedouro, Itamarati de Minas, Leopoldina, Miradouro, Miraí, Muriaé e Rosário da Limeira. Na ocasião, treze projetos educativos foram apresentados, abordando temas diversos, como horta orgânica e suspensa, importância das sementes, taxidermia, jogo de tabuleiro sobre gestão de segurança de barragem, espécies de árvores, minhocário e produção de sabão caseiro.

Uma banca julgadora, composta por representantes da CBA, Trust Gestão e Sustentabilidade, Moleque Mateiro e Instituto Estadual de Florestas (IEF), elegeu três das iniciativas, ficando em 1º lugar o Projeto Educação Ambiental através da Taxidermia, do professor de Biologia Philipy Almeida, da Escola Estadual Capitão Roberto José Ferreira, de Muriaé. O 2º colocado é o Projeto Bioteca, da professora Christiane Ferreira Ramos Mendonça, da Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, de Cataguases. E o 3º contemplado é o Projeto Escola Sustentável, desenvolvido pela professora Hellen Mariano Roberto, da Escola Estadual Guido Marliere, também de Cataguases.

“Os resultados que vemos no encerramento desta jornada (21ª) mostram como o nosso Programa de Educação Ambiental é uma ferramenta fundamental para dar acesso às atuais e futuras gerações sobre o seu papel no planeta. O contato frequente, por meio do “Curso de Atualização”, com os professores da rede de ensino, nos ajuda a propagar conhecimentos fundamentais para a boa relação entre o homem e o seu meio, além de fomentar as práticas de mineração sustentável da CBA”, destaca Christian Fonseca de Andrade, gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata Mineira.

Ao longo de 22 anos, mais de 87 mil pessoas da região já participaram do PEA, o qual neste ano teve como tema a Educação Ambiental Crítica e Transformadora: Os 5 Ps da Sustentabilidade (Pessoas, Planeta, Prosperidade, Parcerias e Paz).

Foto: Divulgação CBA

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima