cba_educadores_materia

Educadores concluem curso sobre educação ambiental da CBA

Profissionais desenvolvem projetos sustentáveis em suas escolas

No dia 26 de outubro, educadores, gestores escolares e professores das cidades de Poços de Caldas e Caldas, em Minas Gerais, tiveram uma participação bem-sucedida na conclusão do “Curso de Atualização em Educação Ambiental”, promovido pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).

O evento, realizado na unidade da CBA de Poços de Caldas, faz parte do seu Programa de Educação Ambiental (PEA). Desenvolvido pela CBA há 22 anos, a iniciativa tem como objetivo disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, promovendo o conhecimento sobre o meio ambiente e sua conservação, uso sustentável e valores que estimulem uma convivência harmoniosa com o ambiente e outras espécies.

Em parceria com o Instituto Moleque Mateiro, a edição deste ano teve como tema Educação Ambiental Crítica e Transformadora: os 5 Ps da Sustentabilidade  —   Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias e incentivou os participantes a desenvolverem projetos ambientais em suas escolas com base nos conteúdos apresentados.

Durante o evento de encerramento, três iniciativas se destacaram dentre onze projetos educativos apresentados abordando temas como coleta de lixo eletrônico, história ambiental de Poços de Caldas, sustentabilidade e reciclagem.

A banca de avaliação foi composta por representantes da Polícia Militar de Meio Ambiente, Instituto Moleque Mateiro, Universidade Federal de Alfenas e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

As professoras Gilmara Silva de Carvalho e Maura Regina Souza de Oliveira, do Colégio Municipal Uriel Alvim, de Caldas, conquistaram o 1º lugar com o trabalho Uriel no futuro: sustentabilidade e solidariedade. A proposta envolveu a arrecadação de óleo para produzir sabão, cujos valores arrecadados com as vendas foram revertidas para a Vila Vicentina, que atende cerca de 42 idosos na cidade.

O Menino do dedo verde, da professora Magda Lúcia da Silva, da Escola Municipal Vitalina Rossi ( Poços de Caldas), ficou em 2º lugar. O 3º colocado foi conquistado pelo Ler e relaxar, é só no sofá se sentar, desenvolvido pela professora Quézia Pires Domingos Oliva, da Escola Municipal João Pinheiro, no mesmo município.

“A conclusão de mais um ciclo do curso reforça o papel das escolas em promover o olhar sustentável, ajudando a conscientizar os alunos e as famílias com relação à preservação ambiental. Ficamos muito felizes em ver, em mais um ano, o grande envolvimento dos educadores e da comunidade escolar nos projetos desenvolvidos e temas abordados”, celebrou na ocasião Alexis Dias, gerente da Unidade de Mineração da CBA de Poços de Caldas.

O PEA já ultrapassou 145 mil pessoas envolvidas em Minas Gerais, onde a CBA opera suas minerações de bauxita há mais de oitenta anos.

Foto: Divulgação CBA

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima