MRN_premiacao_ONU

Criado pela MRN, Projeto Quilombo é homenageado em premiação da ONU

Trata-se de reconhecimento pelo trabalho com comunidades paraenses durante a pandemia da Covid-19

O Projeto Quilombo recebeu a Medalha Covid, homenagem da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da Organização das Nações Unidas (ABFIP/ONU), em reconhecimento ao trabalho desempenhado com os povos quilombolas e ribeirinhos do oeste do Pará.

O trabalho, realizado há 20 anos pela Mineração Rio do Norte (MRN), foi responsável por cuidar, proteger e salvar a vida de centenas de moradores de comunidades tradicionais durante os períodos mais críticos da pandemia da Covid-19 em 2020 e 2021.

“Fizemos um trabalho forte, o qual chamamos de ação emergencial do Projeto Quilombo. Em boa parte do tempo, fomos a única equipe médica na região do Alto Trombetas em vários quilômetros. Quando estava todo mundo em casa, escondido, preocupado, se preservando, a gente estava no rio, cuidando das pessoas. Foi um divisor de águas para salvar vidas. Íamos de comunidade em comunidade e fazíamos um monitoramento de isolamento. Íamos todos os dias, de segunda a sábado, de cinco a oito horas por dia”, conta Joseraldo Furlan, médico do Projeto Quilombo que recebeu a homenagem.

Durante a pandemia, o barco do Projeto Quilombo estendeu as ações de atendimento a 24 comunidades – originalmente, a iniciativa atende 14 dos territórios Alto Trombetas I e II –, levando assistência clínica e médica, informações sobre cuidados e prevenção contra o novo coronavírus, distribuição de medicação e encaminhamento para realização de exames em casos de agravamento da Covid-19. 

Nos primeiros dois anos da pandemia, foram feitos mais de 7 mil atendimentos, com 2.376 consultas médicas e 4.458 consultas de enfermagem, além de 72 palestras educativas e 91 ações de cuidado em saúde, com orientações de uso de máscaras, higienização de mãos e superfícies e distanciamento social.

Na visão de Jéssica Naime, gerente-geral de Relações Comunitárias da MRN, a premiação é uma forma de reconhecer a ação da empresa em parceria com outros atores sociais para frear os casos de Covid-19 na região.

“Foi um trabalho conjunto com as lideranças das comunidades vizinhas e atores sociais, como o Ministério Público do Estado, universidade e outros, no grupo criado para essa interlocução, que foi denominado Pela Vida no Trombetas. A MRN tomou todas as medidas para evitar a contaminação da Covid-19, e foi bem-sucedida, pois os índices de contaminação foram muito abaixo da média nacional”, ressalta.

Foto: Divulgação MRN

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima