1painel_congresso_materia

Congresso do Alumínio: verticalidade da cadeia e sustentabilidade são oportunidades para o alumínio brasileiro

Potencialidades do segmento são ressaltadas no primeiro dia do evento. Custo Brasil é citado como entrave

Este ano, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) optou por um novo conceito para o 9º Congresso Internacional do Alumínio, realizado nos dias 9 e 10 de abril, em São Paulo, norteando o evento em torno de quatro eixos temáticos, todos em consonância com a ideia de que “Juntos, somos…”.

O tema “Juntos, somos potência” foi discutido na parte da manhã do dia 9, trazendo assuntos sobre competitividade e tendências do setor. No painel moderado por Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), apresentaram-se as perspectivas do setor do alumínio no Brasil, discutindo as iniciativas para promover a revitalização da indústria, bem como os desafios e oportunidades para impulsionar o crescimento do setor.

“Uma das soluções seria o olhar mais atento aos processos ambientais, pois diminuiria a morosidade para investirmos na indústria. A Alcoa é um exemplo, pois investimos nas comunidades em que atuamos. É uma maneira de fazer a transformação da nossa indústria associada à transformação social”, afirmou Gisele Salvador, CFO da Alcoa.

José Roberto Canto, sócio-proprietário da ReciclaBR, destacou que a reciclagem no Brasil é referência no mundo inteiro.

“Você vê empresas nacionais e internacionais vindo para a base e investindo nesse setor, o qual promove inúmeros benefícios, como uma economia circular real e a geração de renda para diversas famílias”, pontuou. O executivo ainda lembrou que o Brasil consome mais alumínio secundário do que primário e isso é reflexo da valorização da reciclagem.

Luciano Alves, CEO da CBA, lembrou como a indústria do alumínio pode ser um exemplo nas questões de mudanças climáticas que estão sendo abordadas pelo mundo.

“Temos produtos de baixa pegada de carbono e, na CBA, estabelecemos a meta de reduzir ainda mais a nossa pegada nos próximos anos, ampliando as boas práticas para toda a cadeia de fornecedores.”


Brasil mais eficiente

No painel sob a moderação de Tatiana Ribeiro, do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Andrea Macera, secretária de Competitividade e Política Regulatória do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); e Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do MDIC, falaram sobre os desafios e oportunidades à competitividade da indústria e iniciativas voltadas para a redução do Custo Brasil.

“Primeiro, precisamos entender os desafios que o Brasil enfrenta. Temos uma produtividade estagnada. E vários fatores que atrapalharam a indústria do alumínio ao longo do caminho”, destacou Tatiana Ribeiro. “Precisamos avançar e captar os investimentos ao redor do mundo para que possamos evoluir em várias cadeias, como descarbonização, regulamentação, logística, insumos etc.”

Andrea Macera, do MDIC, mostrou que a redução do Custo Brasil é contemplado no programa Nova Indústria Brasil. Segundo Andrea, a consulta pública realizada com o apoio da ABAL, composta por dezessete ministérios, BNDES e Finep, contribui com uma série de projetos para melhoria regulatória do setor que vai ajudar no desenvolvimento e na promoção da indústria.

Tatiana Prazeres, por sua vez, defendeu o diálogo entre governo e indústria a fim de entender o que faz sentido para o Brasil e como repensar as políticas de comércio exterior com uma agenda para melhorar o Brasil nesse cenário.

“Todas essas mudanças que vivemos nos últimos anos, como pandemia e conflitos, fizeram com que os países repensassem suas estratégias industriais.”

Tatiana chamou  a atenção também para a agenda climática como algo que também nos direciona daqui para frente.

“Essa relação indústria e do comércio com o meio ambiente veio para ficar. E o Brasil, por ser referência energética, tem muito a contribuir”, ressaltou.

Por fim, a secretário de Comércio Exterior do MDIC frisou a importância de uma agenda defensiva no combate às práticas desleais no comércio externo, ressaltando o papel proativo da ABAL nesse sentido. Segundo a integrante do governo, o MDIC vem trabalhando fortemente com a Receita Federal no combate a práticas desleais.  

Confira a cobertura completa do 9º Congresso Internacional do Alumínio em nosso portal e redes sociais.

Foto: Gleysson Soares 

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima