WhatsApp Image 2024-04-10 at 15.16.10

Congresso do Alumínio: membros do governo ressaltam liderança estratégica do setor na sustentabilidade

Empresas do setor, organizações internacionais e representantes do Ministério do Meio Ambiente debatem caminhos e soluções para a atuação responsável do segmento

No segundo e último dia – 10 de abril – do 9º Congresso Internacional do Alumínio, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) no Hotel Unique, em São Paulo, os painéis da manhã tiveram a temática “Juntos, somos sustentabilidade”, oportunidade para players do setor e integrantes do governo discutirem a descarbonização, economia circular, inovação na destinação de resíduos e exemplos de mineração responsável.  

Moderado por Leandro Campos de Faria, gerente-geral de Sustentabilidade da CBA, o painel com o tema “Alumínio como aliado estratégico para descarbonização e a transição energética” contou com a presença de Carlos Eduardo Neves, COO de Bauxita e Alumina da Norsk Hydro; Aloisio Lopes de Melo, diretor de Políticas de Mitigação, Adaptação e Instrumentos de Implementação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Jelena Aleksic, especialista em Descarbonização da Indústria, Alumínio e Metais Não Ferrosos do Fórum Econômico Mundial (FMC); e Fiona Salomon, CEO da Aluminium Stewadship Initiative (ASI), que participou de forma remota, por vídeo.

Os especialistas chamaram a atenção para a urgência da descarbonização no mundo até 2050 e da importância do trabalho em conjunto das empresas privadas e entidades como a ASI e o FMC com o governo brasileiro para se tornar cada vez mais sustentável.

O diretor do MMA, Aloisio de Melo, pontuou que uma das ações do novo governo foi assumir um papel de liderança global nas discussões da pauta.

“É um desafio, porque o cenário global nos mostra que ainda não estamos no caminho. Temos o compromisso de liderar pelo exemplo, colocando-se como referência de que é possível trabalhar essa questão e crescer economicamente. E o setor do alumínio faz parte dessa solução”, declarou.   

Economia circular
Já no painel “Economia circular: como alavancar os benefícios gerados pela reciclagem?”, foi a vez de Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis, liderar o debate com a participação de Adalberto Maluf, secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA; Roseli Milagres, diretora de Supply Chain e Compras da CBA; e Talita Daher, analista de Produtividade e Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O destaque do debate ficou por conta dos avanços governamentais apresentados em relação à logística reversa e reciclagem.


“Estamos criando estratégias, decretos e portarias para garantir o desenvolvimento desse setor, como a regulamentação de processos como rastreabilidade dos produtos, geração de empregos e leis de incentivo à reciclagem dos catadores etc. E nesse cenário a indústria do alumínio é essencial, pois já é um setor que recicla 60% dos seus produtos. As empresas de alumínio vão continuar a liderar a reciclagem e vão nos ajudar muito nesse processo”, afirmou o secretário do MMA.  

Resíduos da indústria
Rodrigo Gianotti, gerente de Refinaria e Áreas de Resíduos de Bauxita da Alcoa, foi o moderador do painel “Inovações no tratamento e destinação de rejeitos da mineração e resíduos da indústria”. Participaram Fábio Cirilo, gerente de Ecoeficiência e Energia da Votorantim Cimentos; Marcelo Montini, consultor-sênior Químico de Bauxita e Alumina da Norsk Hydro; e Roberto do Canto Neto, sócio-proprietário do Grupo ReciclaBR.

Além de expor seus exemplos de sucesso, os profissionais mostraram na economia circular as metodologias e tipos de aplicação que as empresas estão adotando no mercado e como os rejeitos de alumínio estão sendo destinados em setores como o da construção civil.

Mineração sustentável
No painel “Exemplos de mineração responsável que contribuem para a conservação de biomas sensíveis e manutenção da floresta intacta”, Hélio Lazarin, diretor de Operação da Alcoa, liderou o debate com a participação de Marco Fernandez Silva, gerente-geral de Licenciamento e Controles Ambientais da Mineração Rio do Norte (MRN); Paula Marlieri, gerente de Relações Externas da Hydro; e Luis Enrique Sanchez, professor da Universidade de São Paulo (USP).

Durante o debate, fez-se este alerta ao mercado: só sobreviverão no setor de mineração daqui para frente as empresas que tiverem um programa de desenvolvimento sustentável bastante agressivo. Foram discutidos o impacto da mineração na biodiversidade e como mitigá-lo.

“É inevitável que, para minerar é preciso intervir na biodiversidade. Os impactos são inevitáveis. Mas são necessárias soluções mais agressivas para a recuperação dessas áreas, como a restauração ecológica. Um termo inovador que começou a ser utilizado”, declarou o professor Sanches, ressaltando que, de qualquer forma, o que tem sido feito não é suficiente.

O docente da USP, inclusive, compartilhou sobre o Marco Global da Biodiversidade discutido na última COP28, cuja a meta é de 30 a 30: Restaurar 30% das áreas degradadas pela mineração e entregar isso até 2030. Sobre isso, a Hydro e a MRN apresentaram exemplos de suas soluções tecnológicas que estão sendo empregadas para a restauração dessas áreas e contribuindo assim para o alcance dessa meta e para a fabricação de um alumínio mais verde.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima