Otávio Carvalheira, Presidente da Alcoa no Brasil durante a mesa temática Mineração na Amazônia. Divulgação-Alcoa (1)

Com mediação da ABAL, Alcoa destaca o alumínio na Exposibram 2022

Durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) — realizada de 12 e 15 de setembro no ExpoMinas, em Belo Horizonte (MG) — a Alcoa Brasil promoveu a palestra técnica “Alumínio: transformando potencial em progresso verdadeiro”.

O bate-papo foi mediado por Renata Freitas, diretora de Comunicação e Gestão da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).

Jean Yamamoto, gerente Técnico Comercial de Metal e Trading da Alcoa, abriu o debate com uma palestra sobre a cadeia de produção, que transforma a bauxita em produtos e soluções para o mundo moderno.

Em seguida, Elizabeth Batistela, gerente Comercial da Alcoa, destacou a presença da companhia no Brasil e no mundo, além das metas em relação às emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e da nova linha de produtos verdes.

Uma das novidades apresentadas foi o processo Astrea, que está sendo desenvolvido pela Alcoa Corporation. Trata-se de uma tecnologia que pode purificar a níveis muito altos a sucata de alumínio.

Ao final da mesa redonda, destaque para o religamento do smelter do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), em São Luis (MA), formado pela Alcoa Corporation e a australiana South 32.

A reativação da unidade colocou a companhia entre as maiores produtoras de alumínio do mundo, com uso de 100% de energia renovável, geração de empregos diretos e indiretos, e envolvimento com a comunidade.

Painéis temáticos

A Alcoa também integrou outros debates durante o Exposibram 2022. No dia 13, Mônica Moncada, engenheira geotécnica sênior da companhia, participou do painel “O Desafio de Rejeitos – Gestão e Inovação”.

A engenheira destacou que, além da aplicação do Global Standard, é fundamental que as empresas planejem, coloquem em prática e verifiquem as ações de segurança das barragens.

No dia 14, Otavio Carvalheira, presidente da Alcoa no Brasil e vice-presidente de Operações Brasil, San Ciprian e Oriente, participou da mesa temática “Mineração na Amazônia”.

Segundo o dirigente, o maior desafio para a mineração na região é garantir um legado positivo, multiplicador, gerando valor compartilhado para a comunidade e o meio ambiente.

O debate foi mediado por José Fernando Gomes Jr., titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (Sedeme), e teve participação de representantes de companhias do setor mineral, como Guido Germani, diretor-presidente da Mineração Rio do Norte (MRN).

Fotos: Divulgação

                                                                                                                                  

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima