reciclos_materia

Com apoio da Ball e Novelis, Expo Reciclos aborda a sustentabilidade por meio da arte

É possível conferir a mostra interativa e itinerante no Unibes Cultural, em São Paulo

Com o objetivo de levar as pessoas à reflexão sobre consumo, reciclagem e sustentabilidade, a 2ª edição da Expo Reciclos reúne obras de arte que exploram o inusitado: foram produzidas a partir de resíduos recicláveis.

A mostra é realizada pela Rede Educare, com curadoria do ativista ambiental e grafiteiro Mundano, e patrocínio da Novelis e Ball Corporation via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura.

Itinerante, a exposição está no Unibes Cultural, em São Paulo, até 16 de outubro. Depois, seguirá para São José dos Campos e Pindamonhangaba (SP), Salvador e Recife.

“O nosso apoio está ligado ao compromisso com toda a cadeia da reciclagem. Nosso propósito (“Juntos, criamos um mundo sustentável”) tem o entendimento de que esse trabalho é feito por muitas pessoas. No Brasil são 800 mil catadores, que, com as empresas, tornam o alumínio um sucesso no setor da reciclagem”, declara Francisco Pires, presidente da Novelis América do Sul.

Em breve a companhia deve anunciar um novo investimento para ampliar a capacidade de reciclagem de alumínio das atuais 490 mil para 600 mil t. Além disso, a Novelis deve lançar ainda este ano dois novos centros de coleta na Região Sul, ampliando para 16 unidades em todo o país.

“Nós entendemos a arte como ferramenta poderosa para levar a mensagem de sustentabilidade cada vez mais adiante, causando reflexões em prol de um consumo mais consciente. Em um momento em que sentimos cada vez mais o impacto das mudanças climáticas, despertando a urgência pelo cuidado do ser humano em relação ao planeta, vemos o quanto é essencial unir a arte à necessidade de responsabilização pelo meio ambiente”, afirma Thaís Moraes, diretora de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da Ball para América do Sul.

Obras

Latas de alumínio, fios elétricos, isopor, plástico, papelão, vidro, madeira, ferro e outros metais dão vida a painéis, esculturas, instalações, objetos, vídeos e serigrafia pelas mãos de nove artistas convidados a assinar a exposição.

Com abordagem educativa, a Reciclos convida o público a participar e interagir com espaços, peças, jogos e oficinas que promovem o acesso a informações e curiosidades sobre descarte responsável de resíduos e importância da reciclagem.

Um painel traz 14 imagens de catadores brasileiros de materiais recicláveis, em uma ação de reconhecimento a esses trabalhadores urbanos que atuam como agentes essenciais para o setor. As fotos são do livro Recicladores de Sonhos, patrocinado pela Novelis via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura e realizado pela Rede Educare. Recém-lançada, a publicação traz o perfil de 31 catadores de materiais recicláveis.

“O livro mostra como a reciclagem abre portas, gera oportunidades e inclusão social. A Novelis olha para o tema de forma cuidadosa para conseguir promover a educação ambiental, contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos catadores e da gestão das cooperativas”, destaca Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.

Serviço

Reciclos – Criando Novas Perspectivas

Onde: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré, São Paulo, SP

Quando: 1º de setembro a 16 de outubro de 2022

Entrada gratuita

Foto: Divulgação

Veja também:

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima