Alcoa_diversidade_materia

Colaboradores da Alcoa levam debate sobre diversidade a instituições de ensino

Por meio do grupo Aware, funcionários ministram palestras e podcasts sobre temas como xenofobia e racismo em Poços de Caldas

Os colaboradores da Alcoa estão intensificando a participação deles em atividades de conscientização sobre diversidade étnico-racial em instituições de ensino da região de Poços de Caldas (MG). Por meio do grupo Alcoanos e Alcoanas Trabalhando Ativamente para a Equidade Étnico-Racial (Aware), eles recentemente contribuíram com diversas palestras e podcasts, buscando ampliar o diálogo relacionado a essa importante temática.

Laene de Souza, supervisora de Compras e líder do Aware Brasil, ministrou a palestra  Letramento Racial para estudantes dos cursos de administração e geografia do Instituto Federal Sul de Minas e na Escola Estadual Edmundo Gouvêa Cardillo. Durante o evento, foram discutidos temas como a importância da diversidade no ambiente de trabalho, os desafios enfrentados e as estratégias para superar privilégios na sociedade, enfatizando a construção de caminhos para promover mais inclusão nas carreiras.

João Henrique Silva, coordenador de Produção da Refusão e líder do Aware de Poços de Caldas, foi convidado para debater o tema Racismo e Xenofobia no podcast Podfalar, organizado por alunos do curso de medicina da Unifae, em São João da Boa Vista (SP). Sua participação, ao lado do professor de Capoeira Eduardo Sena e da pedagoga Deborah Quintiliano, proporcionou uma experiência enriquecedora, permitindo a troca de informações com um público jovem.

A Alcoa destaca que 85% de seus colaboradores pertencem a grupos sub-representados, incluindo mulheres, pretos e pardos, pessoas com deficiência e profissionais LGBTQIAP+, sendo que a diversidade étnico-racial equivale a 62% do quadro de contratados diretos. Com o objetivo de fortalecer a representatividade, a empresa estabeleceu metas ambiciosas visando a alcançar 65% de representatividade de pessoas pretas e pardas em áreas operacionais e 35% em posições de liderança até 2030.

A organização também se envolve em projetos locais de apoio à comunidade, como o Impulso: Afroempreendedorismo, uma iniciativa do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei. Além disso, é uma das empresas fundadoras do Movimento pela Equidade Racial (Mover), entidade que colabora com 49 empresas em busca da equidade racial em ambientes corporativos, envolvendo mais de 1,3 milhão de colaboradores.

Foto: Divulgação Alcoa

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima