Global business background vector with stock chart in blue tone

CBA mantém investimentos de R$ 4 bilhões, apesar da volatilidade dos mercados

Para o presidente da empresa, exportação pode ser o caminho para driblar a questão

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) informou, em entrevista ao Estado de S. Paulo, que a volatilidade dos mercados, que ganhou força com a guerra entre Rússia e Ucrânia, não muda os planos para 2022.

Segundo Ricardo Carvalho, presidente da empresa, a exportação pode ser um caminho para fugir dessa questão. Além disso, os investimentos assumidos durante a oferta inicial de ações (IPO, pela sigla em inglês) serão mantidos.

Atualmente cerca de 90% da produção da CBA vai para o mercado interno, mas esse percentual poderá ser reduzido, de acordo com o Carvalho, como ocorreu no início da pandemia da Covid-19.

“Na ocasião, conseguimos imediatamente direcionar a venda que tínhamos planejado de fazer no mercado interno para a exportação. É uma flexibilidade que o nosso negócio nos dá”, comenta o executivo.

Investimentos
A empresa vai direcionar R$ 4 bilhões até 2025, sendo R$ 2 bilhões para projetos de crescimento e reciclagem, competitividade e aqueles voltados às boas práticas ESG (ambiental, social e de governança); e a outra metade para aumentar a produção de bauxita no estado do Pará.

“Tudo está sendo implementado conforme o previsto e dentro do prazo. Para nós, guerra ou eleições no Brasil, que acabam trazendo volatilidade, não mudam os nossos compromissos”, reforçou o dirigente da CBA.

Foco na construção civil
Atualmente, a carteira da CBA conta com fabricantes de embalagens e de caminhões e ônibus, que juntos respondem por 40% das vendas; e com clientes da construção civil, que representam quase 20% dos negócios. A ideia da companhia é reforçar as vendas para a construção, apesar da alta dos juros e da inflação.

Com informações  do Estado de S. Paulo

Créditos da imagem: Freepik

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima