CBA_parlamento_jovem

CBA fomenta novas gerações de líderes e fortalece a democracia local em Muriaé (MG)

Projeto em parceria com o Instituto Votorantim elege adolescentes das escolas da cidade para atuar, de forma simulada, como vereadores na Câmara

No ano passado, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em parceria com o Instituto Votorantim, lançou o projeto Parlamento Jovem, iniciativa que permite que adolescentes de Muriaé (MG) assumam o papel de vereadores, participando de um mandato simulado. O propósito da ação é ampliar a consciência cidadã e incentivar a colaboração ativa dos jovens na sociedade.

Escolhidos democraticamente entre as escolas participantes, os estudantes foram nomeados em setembro de 2023 para atuar ao longo de 2024. Tanto os vereadores como seus suplentes tomaram posse em 5 de fevereiro. A atividade  recebe ainda o respaldo da Câmara de Muriaé e de uma rede de apoio local.

Os jovens serão mentoreados por um vereador que os guiará ao longo de todo o mandato. Além de acompanhar as atividades da Câmara, eles participarão de programas educacionais sobre gestão municipal, cooperação e solidariedade social, tomada de decisões públicas democráticas, valorização da ciência, combate à desinformação, disposição para o diálogo, protagonismo e liderança.

“A formação do Parlamento Jovem é um espaço de participação institucional para esses adolescentes. Além de fortalecer a cultura democrática para a nova geração de cidadãos, o projeto possibilita que um grupo diversificado e representativo atue próximo à Câmara, produzindo conhecimento e oferecendo ferramentas para os jovens se fortalecerem como lideranças em seus territórios”, afirma Christian Fonseca de Andrade, gerente das Unidades de Mineração da CBA da zona da mata mineira.

Foto: Divulgação CBA

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima