CBA_Senai_materia

CBA e Senai unem forças para nacionalizar folhas de alumínio em baterias de íons-lítio

Parceria visa a revolucionar o mercado brasileiro e a abrir portas para a exportação de componentes-chave de baterias sustentáveis, impulsionando a indústria eletrônica e de veículos elétricos

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em parceria com o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI Eletroquímica), conduziu um projeto por doze meses com o objetivo de desenvolver uma folha de alumínio de produção nacional destinada ao uso em baterias de íons-lítio, amplamente utilizadas em eletrônicos e veículos elétricos.

Atualmente, todos os elementos dessas baterias são importados, o que significa que não existe produção nacional desse tipo de componente no Brasil. A parceria tem o potencial de transformar essa realidade, abrindo caminho para a inserção do País em um mercado global e permitindo o desenvolvimento do produto em território nacional.

A CBA, com sua expertise em folhas de alumínio, trabalhou em conjunto com o Senai. Este, por sua vez, realizou testes para garantir a compatibilidade da folha com a tecnologia de baterias de íons-lítio. Durante o projeto, a CBA produziu a primeira bobina de folha de alumínio nacional para esse mercado, a qual foi testada e certificada quanto ao seu desempenho na produção de protótipos de baterias de íons-lítio.

A folha de alumínio desenvolvida mostrou ser eficiente e compatível com baterias de íons-lítio e está pronta para ser apresentada a potenciais clientes. Além disso, a produção da folha de alumínio pela CBA contribui para a redução de carbono, uma vez que a energia utilizada em sua fabricação é 100% gerada a partir de usinas hidrelétricas.

Com resultados positivos na primeira etapa, a CBA agora almeja aperfeiçoar o projeto e atrair possíveis clientes interessados em testar o novo produto.

“Nosso time está focado em ações para estabelecer parcerias valiosas com nossos stakeholders e explorar a possibilidade de validação com clientes finais. O objetivo agora é a nacionalização das folhas e dos componentes; posteriormente, pretendemos fornecer para o mercado externo”, esclarece Daniel Silveira, gerente de Desenvolvimento de Mercado e Inovação da CBA.

Foto: Divulgação CBA/Senai

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima