CBA divulga resultados iniciais de estudo inédito em áreas mineradas

Pesquisa avalia a infiltração da água e repelência do solo após lavra de bauxita

Em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) apresentou os primeiros resultados de um estudo inédito em suas áreas de bauxita na região de Miraí, Zona da Mata Mineira, inserido no Programa de Estudos Hidrológicos da CBA.

Como objetivo de promover melhorias com foco na sustentabilidade, a pesquisa acompanha a capacidade de infiltração de água no solo e avalia a repelência da água, comparando áreas mineradas e reabilitadas pela empresa com as áreas não mineradas.

Os resultados iniciais já indicam processos hidrológicos com melhor performance. Quando comparadas com áreas não mineradas, as áreas reabilitadas após a lavra da bauxita obtiveram 112% a mais de capacidade de infiltração de água no solo. Isso significa mais água disponível para o desenvolvimento das plantas e maior recarga dos lençóis freáticos. 

 

Com relação à repelência da água, em áreas reabilitadas a média foi de 1%, enquanto nas áreas não mineradas foi de 6%. O indicador demonstra o desempenho positivo, deixando claro que, em corpos reabilitados, os solos possuem uma ótima capacidade de molhamento. 

Segundo Christian Fonseca de Andrade, gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata Mineira, a empresa se preocupa em realizar o desenvolvimento tecnológico com foco na melhoria contínua de seus processos de conservação hídrica, sendo essa uma das três linhas de pesquisas continuadas em parceria com a UFV. 

“Esse estudo contribuirá com o conhecimento da dinâmica da água e a sua relação com os processos de mineração e reabilitação ambiental executados pela CBA, dando visibilidade para os impactos positivos da mineração na Zona da Mata Mineira, além de fomentar novas oportunidades para a contínua evolução das nossas práticas sustentáveis”, reforça.

Fotos: Divulgação CBA e UFV

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima