Assunta Camilo: “Alumínio atende às necessidades do mercado”

Assunta Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.
Assunta Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.

Qual sua avaliação do ano de 2015 para o segmento de embalagens?

Foi um ano confuso e diferente, confuso pois variou em altos e baixos ao longo do ano, sem razões tangíveis. Na média, o crescimento foi negativo, porém quem soube se posicionar e usou a embalagem como diferencial, cresceu.

Mesmo em momentos de dificuldade econômica, o mercado de embalagens sempre apresenta desempenho superior a outros mercados. Que fatores contribuem para isso?

Urbanização é o principal; à medida que nos urbanizamos precisamos mais de embalagens. Além disso, com o aumento de informação o público brasileiro esta ávido para conhecer produtos novos e estes vêm em embalagens novas. Sofisticação também tem contribuído para aumentar o valor de embalagens.

Quais as oportunidades do segmento para o alumínio?

Atendimento das principais tendências de consumo. O alumínio pode entregar sofisticação, conveniência, segurança, saúde e explorar aspectos de sustentabilidade e ainda não o faz, pois faltam projetos focados em desenvolvimento de mercado, esclarecendo os brand owners dos atributos e aplicações.

Qual a importância de contar com fornecedores de confiança neste segmento?

Qualidade hoje é básico, ninguém abre mão, é fundamental. Qualidade e segurança são obrigação. Estabelecer laços de confiança e desenvolver projetos juntos desde o conceito do produto fazem a diferença.

O que é preciso aprimorar no mercado brasileiro de embalagens?

Romper a barreira de que tecnologia e inovação são investimentos. É preciso mostrar que isso pode fazer a diferença. Acredito que os usuários de embalagens ou donos de marcas ainda entendem que investir em embalagens melhores é custo desnecessário. É preciso projetos que demostrem que é um investimento que, se feito de forma adequada, traz retorno para a marca e empresa.

Com base no painel Anuga, quais as principais novidades para o próximo ano?

O alumínio pode atender às dez tendências, porém é necessário colocar mãos à obra, sair do discurso e partir para a atitude e execução. Por exemplo, embalagens para tornar o alimento adequado para ser consumido on the go, ou seja, em movimento, ou que acessórios simples, podem tornar a vida de quem corre mais fácil, seja uma colher no iogurte ou um pacote de biscoitos menor. Buscar por carboidratos e gorduras boas: as embalagens de produtos diferenciados devem ser igualmente diferenciadas.

Algum case de destaque do ano para o uso do alumínio?

No mercado europeu tem sido usado para embalagens de pratos prontos, de forma a facilitar a vida dos consumidores. Assim, o produto vem pronto na bandeja de alumínio e pode ir diretamente ao forno de microondas, elétrico ou convencional.

Veja também:

Restauração do Lago Batata: exemplo de mineração sustentável

O Lago Batata, localizado em Oriximiná (PA), foi palco de um capítulo inspirador na história da mineração sustentável. Passados 35 anos de deposição de rejeito de bauxita, a Mineração Rio do Norte (MRN), com ajuda da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conseguiu reverter os impactos ambientais na região, recuperando 120 ha de mata

Do cobre ao alumínio: Termomecanica celebra 82 anos de inovação e liderança no mercado de metais não ferrosos

O cobre e o alumínio, metais essenciais que impulsionam a indústria e a infraestrutura, desempenham um papel crucial no desenvolvimento econômico do Brasil. Sua versatilidade e propriedades únicas os tornam indispensáveis em diversos setores, da construção civil à tecnologia, da energia à mobilidade. E, por trás do brilho desses metais, está a Termomecanica, que em

Rolar para cima
Rolar para cima