O cobre e o alumínio, metais essenciais que impulsionam a indústria e a infraestrutura, desempenham um papel crucial no desenvolvimento econômico do Brasil. Sua versatilidade e propriedades únicas os tornam indispensáveis em diversos setores, da construção civil à tecnologia, da energia à mobilidade. E, por trás do brilho desses metais, está a Termomecanica, que em 2024 celebrou 82 anos de conquistas e contribuições para o desenvolvimento do País, consolidada como uma das maiores produtoras de ligas de cobre e alumínio da América Latina.

Com patrimônio líquido superior a R$ 2,8 bilhões, nos últimos cinco anos mais de R$ 250 milhões foram destinados à modernização de suas unidades produtivas em São Bernardo do Campo (SP) e Manaus (AM), além dos centros de distribuição em Joinville (SC) e nos Estados Unidos.
Para marcar essa trajetória, o Portal Revista Alumínio conversou com Paulo Cezar Martins Pereira, diretor-comercial da Termomecanica. Em entrevista exclusiva, o executivo relembra a trajetória da empresa ao longo de oito décadas, destacando os marcos, os desafios e a visão de futuro da companhia, conhecida especialmente pela inovação constante e pela busca por oferecer produtos e soluções de alta qualidade para seus clientes.
Pereira ressalta o legado de Salvador Arena, fundador da companhia, cujos valores, como ética, responsabilidade socioambiental e valorização do capital humano, continuam a guiar as decisões estratégicas da empresa. O investimento em tecnologia, a expansão para o mercado de alumínio e o compromisso com a sustentabilidade são alguns dos temas abordados nesta entrevista. Confira!

Revista Alumínio — São 82 anos de história. Olhando para trás, quais foram os principais marcos e desafios que moldaram a Termomecanica ao longo dessas oito décadas?
Paulo Cezar — O engenheiro Salvador Arena, com seu perfil inovador, impulsionou constantes evoluções no negócio, ampliando o portfólio de produtos fabricados com máquinas e equipamentos desenvolvidos pela Termomecanica, o que garantiu características tecnológicas essenciais para o desenvolvimento industrial do Brasil. As inovações e transformações que posicionaram a empresa como líder no setor permanecem em destaque e, desde 2016, a companhia também atua na produção de produtos de alumínio, um metal jovem e de grande importância global.
Como os valores do legado de Salvador Arena influenciam as decisões estratégicas e a cultura da Termomecanica atualmente? E como a empresa garante sua continuidade para as próximas gerações?
Os valores permanecem no DNA da Termomecanica até os dias atuais, principalmente pelo trabalho do conselho-curador, que está à frente da companhia há 26 anos. Esses valores orientam decisões estratégicas, do investimento em tecnologia à criação de um ambiente de trabalho seguro e inclusivo. A empresa adota práticas para perpetuar esses valores, como programas de treinamento, iniciativas de responsabilidade socioambiental e um modelo de gestão que valoriza o bem-estar dos colaboradores.
Qual a estrutura da Termomecanica, áreas de atuação e dados recentes como faturamento, patrimônio e número de colaboradores?
A Termomecanica está entre as maiores indústrias privadas brasileiras e é líder no setor de transformação de metais não ferrosos em produtos semielaborados e produtos acabados de cobre e alumínio. Atuamos em diversos segmentos da indústria, sendo os principais refrigeração, automotivo, construção civil, aeroespacial, vestuário, mecânica e metalurgia, energia e sucroenergético.
A empresa possui plantas industriais no Brasil, no Chile e na Argentina, além de centros de distribuição dentro e fora do País. Investe continuamente em tecnologia, inovação, treinamentos para os funcionários, pesquisa, desenvolvimento e expansão de mercado. Os números, de acordo com os últimos relatórios, incluem faturamento de R$ 2,8 bilhões, refletindo o papel de destaque no setor de metais não ferrosos e mantendo a liderança no setor. Atualmente, temos cerca de 1.800 funcionários.
Em 2021, a Termomecanica inaugurou uma planta de produção de vergalhões de alumínio. Quais foram as motivações estratégicas para investir nesse setor?
No final dos anos 1970 e início dos anos 1980, a Termomecanica adquiriu uma planta em Poços de Caldas (MG) para atuar no mercado de condutores de alumínio. Buscando atualizar-se e acompanhar o crescimento do setor, a empresa decidiu marcar presença nesse mercado, com foco em ampliar a participação nos mercados nacional e da América Latina. No Brasil, a geração de energia está distribuída, gerando uma forte demanda por transmissão e distribuição, e a Termomecanica está pronta para atender essa demanda com o fornecimento de vergalhões de alumínio.
Como está o mercado de vergalhões de alumínio para a Termomecanica desde a inauguração da planta e quais são as expectativas para o futuro?
O mercado de alumínio tem apresentado um bom desempenho para nós, consolidando-se rapidamente como uma linha de grande importância. As perspectivas futuras apontam para expansão, considerando o constante crescimento desse mercado, impulsionado por novos projetos de linhas de transmissão e distribuição previstos até 2027, além da manutenção e reposição de cabos em linhas já existentes.
Quais são as tendências, os planos de expansão e as perspectivas da empresa para o mercado de alumínio nos próximos anos?
Observamos um aumento na demanda por alumínio, especialmente pelo que foi citado na resposta anterior. Em se tratando de novas tendências, há a utilização em veículos elétricos, cabos e barramentos. O alumínio é um metal relativamente jovem; o Brasil é o 3º maior país em reserva de bauxita do mundo, com um importante papel em produção primária, como também é referência na reciclagem do alumínio, o que favorece a sua utilização nas mais diversas aplicações.
Como a empresa se mantém na vanguarda do setor e quais as principais tecnologias e processos inovadores que vocês têm implementado?
Nós nos mantemos na vanguarda do setor ao investirmos em automação, digitalização e tecnologias sustentáveis. Recentemente, implementamos processos de produção mais eficientes e investimos em pesquisa de novos materiais. As inovações incluem melhorias nas linhas de produção e novos produtos que atendem a padrões mais rigorosos de qualidade.
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ensaios (CPDE) da Termomecanica se tornou referência nacional. Como o espaço contribui para a garantia da qualidade dos produtos da empresa e para o desenvolvimento de novos materiais, especialmente no setor de alumínio?
A estrutura disponível e os processos estruturados do CPDE permitem a definição, organização e execução de projetos de inovação em várias matrizes metálicas, sendo que o alumínio vem recebendo especial atenção em diversas frentes, inclusive com participação dos centros de pesquisa e universidades parceiras. Além disso, é estabelecido um rigoroso controle de qualidade de toda a cadeia produtiva, desde a matéria-prima até o produto acabado, apoiando a Termomecanica na melhoria contínua de seus processos desse segmento, sempre atentos às necessidades dos clientes.
Quais são as principais iniciativas e práticas ESG adotadas pela empresa?
Além de registrarmos resultados financeiros positivos, em 2023 avançamos significativamente na pauta ESG, um trabalho que vem contando com o envolvimento e a participação de membros do conselho de administração, da direção-executiva e de lideranças de setores estratégicos da Termomecanica. A sustentabilidade faz parte do DNA da nossa empresa, por isso estamos motivados com esse novo desafio. Antes de definirmos a matriz de materialidade da empresa e avançarmos na elaboração da estratégia ESG, ouvimos atentamente clientes, fornecedores e representantes da cadeia, além de nossas próprias equipes. Afinal, uma jornada tão importante quanto essa precisa envolver nossos principais stakeholders. Por essa razão, divulgamos anualmente o relatório de sustentabilidade disponível em nosso site, onde podemos dividir com todos como nos movimentamos em relação à governança, ao meio ambiente e ao social.
Quais os aspectos mais marcantes da Termomecanica que influenciaram na trajetória da empresa?
Inovação. Muitos dos grandes marcos de nossa história vieram dessa qualidade de nosso fundador ao se desafiar e desenvolver novas tecnologias, processos, equipamentos e ligas. Hoje, as organizações que não inovam perdem competitividade em um mercado globalizado, com cada vez menos barreiras. A Termomecanica aprendeu também que a adaptação às mudanças é essencial para permanecer na liderança no setor, sempre norteada por seus valores. A valorização dos colaboradores e a ética são igualmente cruciais para manter uma cultura sólida e um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso.
Para finalizar, qual a mensagem que a Termomecanica deixa para o mercado?
Ao atingir esse marco na liderança do mercado, reafirmamos o compromisso com a nossa missão: atuar na transformação de metais não ferrosos em produtos, serviços e soluções para atender as necessidades de nossos clientes. Agradecemos a todos os nossos stakeholders, fornecedores, clientes e parceiros pela confiança em nosso trabalho e por contribuir com um ciclo que retorna à comunidade e gera impacto positivo.
Foto de capa: Divulgação Termomecanica