reforma_tributaria_materia

Aprovação da reforma tributária: impactos para a cadeia do alumínio

Com a instituição do IVA dual e a extinção de tributos, conheça os pontos-chave e os próximos passos dessa transformação no cenário econômico

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está atenta às transformações no cenário tributário do País, em especial à recente aprovação da reforma tributária, cujos desdobramentos prometem influenciar significativamente a cadeia produtiva do alumínio, setor vital para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Uma das principais alterações trazidas pelo texto aprovado é a instituição do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) Dual, medida voltada para simplificar o modelo de tributação brasileiro. Nesse contexto, a cadeia do alumínio verá a extinção de cinco tributos, substituídos por um IVA Dual, composto pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).

Veja abaixo as principais mudanças, bem como os pontos positivos, os próximos passos do governo e a fase de transição em que ocorrerão todas as mudanças.

Principais mudanças

Extinção de tributos: Cinco tributos serão extintos, dando lugar ao IVA Dual, composto pela CBS.

IS (Imposto Seletivo): Introdução do IS, um imposto seletivo destinado a desencorajar o consumo de bens e serviços considerados prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente.

Pontos Positivos 

Legislação federal única: Implementação de uma legislação federal única.

Regras: Maior transparência, simplicidade e aplicabilidade em todo o território nacional.

Alíquota-padrão e regimes especiais: Definição de uma alíquota-padrão, com a possibilidade de regimes especiais previstos na Constituição Federal.

Redução da cumulatividade: Medidas para reduzir a cumulatividade de impostos.

Crédito imediato: Possibilidade de crédito imediato de Imposto sobre Bens de Serviço (IBS) e CBS nas aquisições de bens para o ativo permanente, além do fim do Imposto sobre Serviços (ISS).

Próximos Passos 

O Poder Executivo deverá encaminhar ao Congresso Nacional, em até 90 dias:

Reforma da Tributação da Renda;

Reforma da Tributação sobre a Folha de Salários.

E em até 180 dias

Projetos de lei que regulamentarão a CBS e o IBS.

Demais regulamentações.

Fase de transição

2026 — Início da fase de testes para o IBS (estadual e municipal) e a CBS (federal).

2027 — Substituição definitiva dos tributos federais sobre bens e serviços do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) pela CBS.

2029 a 2032 — Redução gradativa das alíquotas do ICMS e do ISS, enquanto a alíquota do IBS aumentará proporcionalmente.

2033 em diante — Extinção do ICMS e do ISS.

Crédito da imagem de abertura: Drazen Zigic/freepik.com

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima