Podcast_alutalks

ALUTALKS’, podcast da ABAL, debate inovação e Indústria 4.0 no Brasil

Programa traz entrevista com executivos da Embrapii e do Senai-DN

O 3º episódio do ALUTALKS’, podcast comandado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), está disponível nas plataformas Spotify e Apple Podcasts. Nessa edição, Kaísa Couto, diretora da Área Técnica da entidade, conduz um bate-papo sobre inovação e Indústria 4.0 no país.

Os convidados são Carlos Eduardo Pereira, diretor de Operações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Marcelo Fabrício Prim, gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Nacional (Senai-DN).  

O conceito sobre Indústria 4.0 envolve automação de processos e da digitalização da informação, combinando as tecnologias mais atuais para conferir competitividade aos negócios, com impacto no aumento da produtividade e redução de custos.

Na opinião do diretor da Embrapii, essa jornada depende muito do ser humano colocado no centro das atenções. O desafio é fazer com que as pessoas usem melhor suas capacidades intelectuais para agregar valor ao desenvolvimento de processos industriais. No entanto, é fundamental ter um olhar integral das mudanças, como por exemplo, os impactos na cadeia de fornecimento.

Para Marcelo Prim, do Senai-DN, mais importante que chegar à Indústria 4.0 é iniciar o caminho. E isso significa pensar diferente e trabalhar com dados e informações que devem ser processados, assim como as matérias-primas, para desenvolver um equipamento ou bem de consumo e gerar valor. O capital humano é parte essencial deste processo.

“É preciso ter um olhar de desenvolvimento contínuo dos profissionais”, ressalta. 

Os especialistas também abordaram temas como engajar a liderança e quais as ferramentas disponíveis para auxiliar pequenas, médias e grandes empresas em suas jornadas de inovação, além da possibilidade de participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento nessa área.

Veja também:

ABAL e Abralatas criam entidade gestora prevista em compromisso de logística reversa

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) constituíram, no dia 20 de julho, a entidade gestora que será responsável pelo atendimento das ações presentes no Termo de Compromisso da Logística Reversas das Latas de Alumínio para Bebidas, criado em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O documento,

Mantido pela MRN, Hospital de Porto Trombetas completa 36 anos no Pará

O Hospital de Porto Trombetas (HPTR), localizado no distrito de mesmo nome, no município paraense de Oriximiná, comemora 36 anos de funcionamento nesta sexta-feira, dia 23 de julho. Mantido pela Mineração Rio do Norte (MRN) e gerenciado pela Pró-Saúde, o estabelecimento possui mais de 20 especialidades e já realizou cerca de 750 mil atendimentos, incluindo ambulatoriais, de urgência, cirúrgicos

Setor mineral tem alta de 98% em faturamento no primeiro semestre

A indústria mineral brasileira registrou faturamento de R$ 149 bilhões no primeiro semestre deste ano, 98% maior em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados na última quarta-feira, 21 de julho, pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).  Na mesma base de comparação, o minério de ferro apresentou o maior crescimento (135%), alcançando R$

Rolar para cima