109 fotos para acervo da Alunorte 2008.Barcarena, Pará, Brasil.Paulo Santos/Interfotoset/out/2008

Alunorte apresenta iniciativa no 17º Simpósio Internacional de Confiabilidade

Em Vitória, empresa falará sobre a metodologia Life Data Analysis (LDA) para a coleta de dados e avaliação do tempo de vida útil de duas caldeiras de alta pressão em Barcarena (PA)

26 de agosto, às 11h05

A refinaria Alunorte apresentará, na próxima semana, o case “Metodologia LDA para aumento da campanha em caldeiras de alta pressão”. A apresentação será feita no 17º Simpósio Internacional de Confiabilidade (SIC), que será realizado de 28 a 30 de agosto no hotel Golden Tulip Porto Vitória, na capital do Espírito Santo.

A palestra, que será realizada no Painel 10 do evento, abordará o projeto desenvolvido pela refinaria de alumina localizada em Barcarena (PA), o qual contou com investimentos da ordem de R$ 7,5 milhões desde 2017, quando aplicou a metodologia Life Data Analysis (LDA) para a coleta de dados e avaliação do tempo de vida útil de duas caldeiras de alta pressão dentre o total de doze que estão instaladas na planta.

Com o suporte do software Weibull ++, foi definido o intervalo de manutenção preventiva e um planejamento de melhorias para ampliar a durabilidade operacional dos equipamentos. “Podemos citar como exemplo de melhoria destas caldeiras a detecção de uma falha em um conjunto de tubos, que conseguimos ajudar com o desenvolvimento de um protótipo de proteção, conhecido como escudo”, comenta o engenheiro mecânico de manutenção, Everton Mendonça, que apresentará o trabalho durante o SIC.

O resultado foi o aumento de 500% na atividade contínua (passou de 35 para mais de 220 dias) e a redução de 94% nas perdas financeiras anuais das caldeiras. Os próximos passos apontam para o desenvolvimento de um escudo ainda mais robusto, sem necessidade de troca, com uma nova estrutura de soldagem e limite mais amplo de espessura na proteção que deve ser instalado até 2020.

Veja também:

Representantes de municípios e catadores debatem contratação e nova norma para capacitação da Recicla Latas

A Recicla Latas, gestora responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de reciclagem das latas de alumínio para bebidas no Brasil, promoveu, no último dia 15 de abril, uma capacitação online e gratuita que reuniu mais de duzentos participantes. Estiveram presentes 186 gestores públicos de 131 municípios, abrangendo 22 Estados brasileiros, além de 28 catadores de diversas

Novelis semeia consciência sustentável nas escolas

Com base na Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, a Novelis, por meio da Rede Educare, executou, em abril, o projeto Coleção Ideias para o Futuro ODS. A ação beneficiou estudantes e educadores de 37 escolas públicas municipais de Pindamonhangaba (SP). O projeto proporcionou a distribuição de 7.200 livros

Alcoa inicia programa de educação e preservação da Mata Atlântica

Com o objetivo de educar e sensibilizar estudantes da rede pública sobre questões ambientais, a Alcoa deu início em abril à edição de 2025 do seu Programa Cultivando a Mata Atlântica. As escolas Municipal José Mamud Assan, de Poços de Caldas (MG), e Estadual Deputado Eduardo Vicente Nasser, de Divinolândia (SP), foram as primeiras a

Rolar para cima
Rolar para cima