26 de agosto, às 11h05
A refinaria Alunorte apresentará, na próxima semana, o case “Metodologia LDA para aumento da campanha em caldeiras de alta pressão”. A apresentação será feita no 17º Simpósio Internacional de Confiabilidade (SIC), que será realizado de 28 a 30 de agosto no hotel Golden Tulip Porto Vitória, na capital do Espírito Santo.
A palestra, que será realizada no Painel 10 do evento, abordará o projeto desenvolvido pela refinaria de alumina localizada em Barcarena (PA), o qual contou com investimentos da ordem de R$ 7,5 milhões desde 2017, quando aplicou a metodologia Life Data Analysis (LDA) para a coleta de dados e avaliação do tempo de vida útil de duas caldeiras de alta pressão dentre o total de doze que estão instaladas na planta.
Com o suporte do software Weibull ++, foi definido o intervalo de manutenção preventiva e um planejamento de melhorias para ampliar a durabilidade operacional dos equipamentos. “Podemos citar como exemplo de melhoria destas caldeiras a detecção de uma falha em um conjunto de tubos, que conseguimos ajudar com o desenvolvimento de um protótipo de proteção, conhecido como escudo”, comenta o engenheiro mecânico de manutenção, Everton Mendonça, que apresentará o trabalho durante o SIC.
O resultado foi o aumento de 500% na atividade contínua (passou de 35 para mais de 220 dias) e a redução de 94% nas perdas financeiras anuais das caldeiras. Os próximos passos apontam para o desenvolvimento de um escudo ainda mais robusto, sem necessidade de troca, com uma nova estrutura de soldagem e limite mais amplo de espessura na proteção que deve ser instalado até 2020.