A entidade global Alumobility publicou recentemente um relatório que destaca os principais motivos pelos quais o alumínio se configura como o material do futuro para fabricantes de automóveis.
Segundo o estudo Quando se trata de alumínio, menos é mais, ao comparar dois veículos idênticos em termos de rigidez e capacidade de carga – um construído com alumínio e outro com aço –, o veículo de alumínio será até 45% mais leve.
Mark White, professor e diretor técnico da Alumobility, destaca as oito principais razões apresentadas no novo estudo que resultam em uma série de vantagens para a indústria:
Mais eficiência
Reduzir o peso do veículo, seja elétrico a bateria (BEV), seja um com motor de combustão interna (ICE), melhora o consumo de combustível e a eficiência energética, além de reduzir as emissões.
Economia secundária
Um corpo de alumínio mais leve permite o uso de componentes menores, economizando recursos e reduzindo emissões na fabricação.
Mais segurança
Contrariando a ideia de que carros pesados são mais seguros, veículos leves de alumínio absorvem energia de maneira eficiente, tornando-os seguros tanto para ocupantes como para outros envolvidos em acidentes.
Mais durabilidade
A menor massa dos veículos de alumínio reduz o desgaste em componentes-chave, como pneus e freios, aumentando sua vida útil.
Menos corrosão
O alumínio é menos suscetível à corrosão do que o aço, o que significa maior durabilidade sem a necessidade de revestimentos protetores.
Mais capacidade de carga e reboque
Veículos fabricados com alumínio podem transportar mais carga ou reduzir o peso total, beneficiando a infraestrutura e reduzindo os custos operacionais.
Eficiência na manufatura
A fabricação de veículos intensivos de alumínio é menos complexa, exigindo menos recursos e permitindo uma reciclagem mais simples no final da vida útil.
Mais ciclicidade
O alumínio é infinitamente reciclável, o que o torna mais sustentável que o aço, reduzindo as emissões de carbono e possibilitando futuras reduções de resíduos.
Fonte: Site Alumobility.com
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