relatorio_materia

Alumobility revela por que o alumínio é a resposta para um futuro mais sustentável na indústria automotiva

Relatório lançado pela entidade aponta razões pelas quais o metal é a escolha promissora para carros mais eficientes, seguros e amigos do meio ambiente

A entidade global Alumobility publicou recentemente um relatório que destaca os principais motivos pelos quais o alumínio se configura como o material do futuro para fabricantes de automóveis.

Segundo o estudo Quando se trata de alumínio, menos é mais, ao comparar dois veículos idênticos em termos de rigidez e capacidade de carga – um construído com alumínio e outro com aço –, o veículo de alumínio será até 45% mais leve.

Mark White, professor e diretor técnico da Alumobility, destaca as oito principais razões apresentadas no novo estudo que resultam em uma série de vantagens para a indústria:

Mais eficiência

Reduzir o peso do veículo, seja elétrico a bateria (BEV), seja um com motor de combustão interna (ICE), melhora o consumo de combustível e a eficiência energética, além de reduzir as emissões.

Economia secundária

Um corpo de alumínio mais leve permite o uso de componentes menores, economizando recursos e reduzindo emissões na fabricação.

Mais segurança

Contrariando a ideia de que carros pesados são mais seguros, veículos leves de alumínio absorvem energia de maneira eficiente, tornando-os seguros tanto para ocupantes como para outros envolvidos em acidentes.

Mais durabilidade

A menor massa dos veículos de alumínio reduz o desgaste em componentes-chave, como pneus e freios, aumentando sua vida útil.

Menos corrosão

O alumínio é menos suscetível à corrosão do que o aço, o que significa maior durabilidade sem a necessidade de revestimentos protetores.

Mais capacidade de carga e reboque

Veículos fabricados com alumínio podem transportar mais carga ou reduzir o peso total, beneficiando a infraestrutura e reduzindo os custos operacionais.

Eficiência na manufatura

A fabricação de veículos intensivos de alumínio é menos complexa, exigindo menos recursos e permitindo uma reciclagem mais simples no final da vida útil.

Mais ciclicidade

O alumínio é infinitamente reciclável, o que o torna mais sustentável que o aço, reduzindo as emissões de carbono e possibilitando futuras reduções de resíduos.

Fonte: Site Alumobility.com

Crédito da imagem de abertura: HannaIvanova/stock.adobe.com

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima