aluminio_materia_OK

Alumínio tem papel fundamental nos impactos econômicos e sustentáveis do Brasil

Dados impressionantes revelam a importância do metal na criação de empregos e no desenvolvimento sustentável, conforme destacado pelo Ministério de Minas e Energia

O Ministério de Minas e Energia (MME) reconheceu, no final de outubro, o alumínio – 2º metal mais utilizado no mundo e 3º mais abundante na Terra – como vital em diversos setores da economia e essencial para a cadeia produtiva da transição energética.

De acordo com matéria divulgada pelo MME, o alumínio é um material versátil, desempenhando um papel fundamental em setores que vão desde a construção civil até a aviação, da transmissão de energia e informações até a produção de eletrônicos. Suas propriedades únicas, como leveza, maleabilidade, boa condutividade térmica e elétrica, resistência à corrosão, alta reciclabilidade e custo acessível, tornam esse metal indispensável em diversas áreas, proporcionando ainda recursos fundamentais para o desenvolvimento sustentável.

Números poderosos

Para ter uma ideia, de acordo com dados da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), sua principal fonte, a bauxita, é amplamente explorada no Brasil, com produção anual de 37 milhões de t.

De acordo ainda com a ABAL, o Brasil possui a 4ª maior reserva de bauxita global, somando, aproximadamente, 3 bilhões de t. A maior parcela desse recurso, cerca de 2,5 bilhões de t, encontra-se no Estado do Pará. Além disso, Minas Gerais e Goiás têm grande relevância nessa riqueza mineral, com reservas respectivas de 500 milhões e 250 milhões de t.

No ano de 2022, conforme informações do Anuário metalúrgico de metais não ferrosos, divulgado pela Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, a produção de alumínio primário alcançou a expressiva cifra de 810.900 t, o que corresponde a mais de 42% da produção industrial desse metal.

Por sua presença em uma variedade de setores, o alumínio cria inúmeros postos de trabalho. Em 2021, por exemplo, mais de 460 mil empregos diretos e indiretos estavam ligados à cadeia produtiva do alumínio. Além disso, as estimativas da Fundação Gorceix, em estudos para o Plano Nacional de Mineração 2050, espera que esse número dobre nos próximos dez a vinte anos.

Fonte: Com informações do Ministério de Minas e Energia (MME)

Imagens: Ministério de Minas e Energia (MME)

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima