Em novembro, a Ducati anunciou ao mercado a nova Diavel V4, motocicleta do tipo roadster que adotou novo chassi de alumínio. Essa mudança garantiu significativa redução de massa em relação à sua antecessora, a Diavel 1260, que usava chassi de aço.
Tecnicamente mais refinado, de acordo com a Ducati, o novo chassi tem o quadro de alumínio fixado no cabeçote do motor, monobraço oscilante unilateral também feito com o metal e um subquadro traseiro de aço treliçado. As novas peças de alumínio garantiram uma redução de 8 kg no chassi.
Ao todo, a moto está 13 kg mais leve, totalizando um peso seco de 223 kg. Os demais 5 kg de redução vieram do novo motor V4 Granturismo, mais compacto, que substituiu o antigo V2.
A Diavel é a quarta motocicleta da Ducati a utilizar o novo motor V4 Granturismo, juntando-se ao grupo formado por Panigale, Streetfighter e Multistrada. Com 1,1 litro de deslocamento volumétrico, ele entrega 168 cv de potência máxima e torque de 12,9 mkgf.
O propulsor conta com um sistema de desativação automático dos cilindros traseiros quando está trabalhando em baixas rotações, o que ajuda a economizar combustível e reduzir as emissões.
Ainda segundo a Ducati, a Diavel V4 acelera até os 100 km/h, partindo da imobilidade, em menos de três segundos.
Fotos: Divulgação Ducati