eletroeletrônicos_materia

Alumínio: o metal do futuro na indústria de eletroeletrônicos

Empresas brasileiras adotam o alumínio como peça-chave para dispositivos mais duráveis e eficientes

No cenário dinâmico da indústria de eletroeletrônicos no Brasil, os números de 2023 não poderiam ser mais animadores. De acordo com dados divulgados recentemente pela Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), no primeiro semestre deste ano o setor testemunhou um crescimento de 13% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram comercializados um total de 44,02 milhões de unidades nos seis primeiros meses de 2023.

Essa expansão, em grande parte, está relacionada aos avanços na fabricação de eletroeletrônicos. E o alumínio tem desempenhado um papel significativo: o uso cada vez mais crescente do metal nesse mercado contribui para moldar o futuro da tecnologia brasileira e impulsionar o sucesso da indústria.

De acordo com a Eletros, o crescimento em 2023, registrado desde janeiro, interrompeu um dos piores ciclos do setor – que vinha registrando dezoito meses de quedas consecutivas.

Na opinião de Solange Akiama, gerente-sênior de Excelência Comercial e Marketing da Novelis, o uso crescente do alumínio em componentes eletrônicos está alinhado com essa recuperação no setor em 2023.

Nesse sentido, a Novelis, inclusive, está focada em oferecer soluções que promovam a eficiência e a sustentabilidade dos produtos, como a liga 3104, que possui alto teor de conteúdo reciclado e é versátil, possibilitando a utilização em diversas aplicações.

Foto: Reprodução

Alumínio como protagonista

Segundo Solange, seja em smartphones, tablets, laptops ou televisões de tela plana, o alumínio desempenha papel fundamental no design e na fabricação dos mais recentes dispositivos pessoais e sistemas de entretenimento doméstico.

“Suas características excepcionais, incluindo leveza, capacidade de dissipação de calor, excelente condutividade elétrica, alta resistência à corrosão e qualidade superficial, tornam esse metal extremamente atraente e versátil para atender as exigências dessas aplicações tecnológicas de ponta”, afirma a executiva da Novelis.

Milton Júnior, gerente de Produtos da Acer do Brasil, faz coro com as palavras de Solange, explicando que o alumínio possui características notáveis que o tornam o material ideal na fabricação de dispositivos eletrônicos.

“Em primeiro lugar, a sua combinação de leveza e resistência proporciona aos nossos clientes uma experiência de uso mais confortável e de maior durabilidade. Em segundo lugar, o alumínio é altamente condutor de calor, o que contribui de forma significativa para a dissipação térmica, aprimorando o desempenho dos dispositivos. Sua notável resistência à corrosão também garante vida útil estendida para os produtos, enquanto o seu acabamento elegante adiciona um toque de sofisticação ao design”, reforça Júnior.

Solange e Júnior destacam ainda que a capacidade de o alumínio ser reciclado infinitamente torna seu uso nesse segmento uma maneira eficaz de reduzir os impactos do descarte de dispositivos, fomentando novos modelos de negócios e contribuindo para a economia circular, bem como para o controle das emissões de gases de efeito estufa.

Duráveis e atraentes 

A Acer tem como objetivo primordial a criação de produtos eletrônicos utilizando alumínio, em resposta à crescente demanda dos consumidores por dispositivos que sejam mais duráveis e atraentes.

Foto: Divulgação Acer

“Nossa empresa está em constante busca de inovações na incorporação do alumínio em nossos produtos. Uma das realizações mais notáveis é a aplicação de técnicas avançadas de usinagem e moldagem, o que nos permitiu criar designs mais finos e leves, sem comprometer a resistência ou a qualidade. Além disso, estamos explorando o uso de ligas de alumínio de próxima geração, que oferecem um desempenho ainda mais excepcional em termos de resistência e eficiência térmica”, afirma Júnior.

Lançamentos

Recentemente, a Acer colocou no mercado três modelos que apresentam alumínio em sua composição. Um deles, o Acer Chromebook Spin 714, possui um chassi de alumínio anodizado em conformidade com o padrão de durabilidade MIL-STD 810H dos Estados Unidos. Ele é resistente ao desgaste diário, a amassados e flexões, além de suportar rachaduras e corrosão, mantendo assim sua aparência superior.

Outra opção é o notebook Swift X 16: tem um chassi fino e leve feito de alumínio e arranjos térmicos redesenhados, proporcionando aparência mais confiante e desempenho equilibrado.

“Nós destacamos o Acer Swift X SFX14-71G-70SK, que também contém chassi de alumínio e oferece muita potência. Ele é equipado com processadores Intel Core de 13ª geração, processadores Core™H Series com até 45W e catorze núcleos e ainda conta com a potente NVIDIA GeForce® RTX 4050”, descreve Júnior.

Outras novidades

A Motorola é outra marca que trouxe mais uma novidade produzida com alumínio. No início de 2023, a empresa lançou o Motorola edge 40, o mais recente membro da família edge, a linha premium da marca. Nesse lançamento, o uso do alumínio se destaca, contribuindo para um dispositivo que combina estilo e desempenho.

Foto: Divulgação Motorola

Segundo a Motorola, esse é um dos dispositivos mais finos da sua categoria, medindo apenas 7,58 mm de espessura. A estrutura do aparelho é uma obra de engenharia, com tela de vidro curvada, borda infinita e traseira curva embutida, unidas por uma elegante armação de alumínio, além da opção de capa traseira de couro vegano. Essa combinação não apenas oferece beleza estética, mas também conforto ao se ajustar perfeitamente à mão do usuário, ideal para aqueles que buscam um smartphone poderoso e estiloso.

A fabricante chinesa de produtos eletrônicos OnePlus também apresentou uma novidade com alumínio em 2023. Este ano, a empresa começou a investir no mercado de tablets, com a chegada do OnePlus Pad, e revelou recentemente o OnePlus Pad Go, que traz em destaque o uso do alumínio em seu corpo. O novo produto apresenta cantos curvos e molduras finas, além de acabamento de alumínio, garantindo uma construção de alta qualidade.

 

 

Foto: Divulgação OnePlus

 

Fotos: Divulgação

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima