ferrari_purosangue_materia

Alumínio garante leveza e rigidez para a Ferrari Purosangue

Primeiro SUV da marca italiana tem motor V12 de 750 cavalos e peso inferior ao de seus concorrentes diretos

Após muita expectativa, a Ferrari apresentou a Purosangue, seu primeiro utilitário-esportivo. A marca italiana, no entanto, preferiu chamar a novidade de “esportivo de quatro portas”. Nomenclaturas à parte, um dos destaques do modelo é a elevada rigidez estrutural, obtida em boa medida pelo uso do alumínio.

O modelo tem uma carroceria do tipo spaceframe, composta por uma estrutura treliçada tridimensional. A parte inferior é construída com ligas de alumínio de alta resistência, acopladas a uma estrutura superior fechada, formada por extrusões conectadas por peças fundidas.

Tais características permitem que o chassi da Purosangue seja mais leve na comparação aos modelos de quatro lugares anteriores da Ferrari, como a Califórnia e a Portofino, apesar de sua dimensão maior. Além disso, proporciona uma rigidez torsional 30% superior, o que também contribui para melhorar a segurança e o nível de conforto, já que permite uma rodagem mais silenciosa e suave. 

Pesando pouco mais de duas toneladas (2.033 kg), a Ferrari Purosangue também é mais leve que seus concorrentes diretos. O Porsche Cayenne pesa 2.175 kg em sua versão mais “magra”, já o Lamborghini Urus, 2.200 kg. Por sua vez, o Aston Martin DBX chega aos 2.245 kg, enquanto o Bentley Bentaygaatinge 2.500 kg e o Rolls-Royce Cullinan, 2660 kg.

O alumínio ainda se faz presente nos painéis de fechamento. A carroceria, por sua vez, utiliza peças em fibra de carbono (o teto, por exemplo, visando a rebaixar ao máximo o centro de gravidade) e aço de alta resistência em certos pontos. 

Segundo a Ferrari, a estratégia de construção multimaterial garante a maior resistência possível em pontos críticos, em que as cargas são diretamente aplicadas, e máxima leveza em regiões que não são submetidas a estresse. 

A distribuição de peso foi outra obsessão da montadora no projeto do novo carro, pois a performance deveria manter o alto nível dos demais modelos da marca. No final, 49% do peso está concentrado sobre o eixo dianteiro e 51% no traseiro. 

Isso só foi possível instalando o motor V12 de 725 cavalos na dianteira (sem nenhum tipo de eletrificação, que pode vir mais adiante), enquanto a transmissão automatizada de dupla embreagem foi deslocada para a traseira. 

O modelo conta também com tração integral, mas o sistema deixa de impulsionar as rodas dianteiras quando a transmissão está acima da quarta marcha ou se a velocidade for superior a 200 km/h. Segundo a Ferrari, a Purosangue atinge 310 km/h de velocidade máxima, levando 3,3 segundos para chegar aos 100 km/h, partindo da imobilidade.

Outro detalhe curioso do modelo são as portas traseiras no estilo suicida: abrem-se no sentido contrário ao tradicional e facilitam o acesso dos passageiros aos dois bancos individuais na traseira. No visual, o modelo tem traços inspirados na Ferrari Roma, cupê lançado em 2019.

Foto: Divulgação

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima