Alubar_eletrotec

Alubar projeta mercado de cabos de alumínio aquecido no Brasil

Empresa deve superar a marca de um milhão de toneladas produzidas neste ano

O Grupo Alubar obteve resultados satisfatórios em 2022, com a produção de 74 mil t de cabos elétricos de alumínio e 184 mil t de vergalhões de alumínio.

Para superar a redução na demanda de cabos elétricos para linhas de transmissão no ano passado, a Alubar ampliou as vendas no setor de linhas de distribuição no Brasil, com a comercialização de mais de 24 mil t desse produto, alta de 128% em relação a 2020.

Outro destaque é a ampliação do fornecimento de produtos para o mercado externo. A partir da fábrica localizada em Barcarena (PA), foram exportadas 1.700 t de vergalhões de alumínio para a Europa e mais 1.100 t de cabos elétricos de alumínio para os Estados Unidos.

Projeção

As perspectivas da empresa seguem positivas, com a pretensão de superar a marca de um milhão de t produzidas este ano, incluindo cabos elétricos e vergalhões de alumínio. A companhia acredita que o mercado de energia no Brasil e na América do Norte possibilitará uma alta na produção nos próximos anos.

“O futuro do setor elétrico está muito ligado ao consumo de energia limpa. Temos um cenário de crescimento de geração de energia elétrica no Brasil, mas essa produção deve ocorrer basicamente no nordeste brasileiro. Por outro lado, o maior consumo é no sudeste e sul do país. Isso demandará muitas linhas de transmissão para um volume muito grande de cabos elétricos. Hoje, somos uma fábrica preparada para receber esse volume”, afirma Fábio Camargo, CSO da Alubar.

Para este ano, a companhia deve ampliar a atuação no setor elétrico norte-americano, onde já possui duas unidades de fabricação de vergalhões.

“A América do Norte está passando por uma renovação de fontes de energia, trocando o carvão e o petróleo por outras fontes menos poluentes. Porém, a produção é feita do centro do país para as pontas. Nossa projeção é que o mercado fique aquecido até 2030, no mínimo. A inteligência que se desenvolveu em Barcarena está sendo muito proveitosa nessa experiência no mundo”, analisa Camargo.

Foto: Divulgação Alubar

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima