No dia 18 de janeiro, durante uma cerimônia virtual promovida pelo Top Employers Institute, a Alcoa, empresa global na produção de alumínio, foi anunciada, pelo 2º ano consecutivo, como uma das certificadas do Top Employer Brasil 2024.
Concedido a empresas que atingem a excelência em boas práticas de recursos humanos, neste ano a companhia foi uma das 71 reconhecidas no Brasil, entre 2.300 certificadas em 122 países, destacando-se acima da média na pesquisa.
O êxito é atribuído aos seus programas de contratação e avanço de carreira, com mais de duas décadas de implementação, como a formação do grupo inclusivo AWN (sigla em inglês para Rede de Mulheres da Alcoa), focada no aumento da equidade de gênero.
Além desse, destacam-se programas de aceleração de carreira destinados a diversos públicos subrepresentados, que resultaram na formação de 68 pessoas apenas em 2023. A organização também se dedica ao recrutamento afirmativo e prioriza a contratação de talentos locais nos Estados em que opera, como Pará, Maranhão e Minas Gerais.
No ano anterior, das contratações efetuadas por meio desses programas, 75% foram profissionais das regiões Norte e Nordeste do País, sendo 59% mulheres, 66% indivíduos pretos e pardos, 15% LGBTQIAPN+ e 6% pessoas com deficiência.
“Essa conquista reflete a consistência das nossas ações, as quais seguem padrões globais de excelência, e ainda reforça o nosso compromisso intencional e inabalável de cuidar das nossas pessoas, promovendo ambientes cada vez mais plurais, seguros e inclusivos. Estamos comprometidos em realmente fazer a diferença e essa certificação assegura que estamos no caminho certo”, afirma André Rolim, diretor de Relações Humanas da Alcoa.
A cerimônia de premiação está marcada para o dia 22 de fevereiro, em São Paulo.
Foto: Divulgação Alcoa