1024x500

Alcoa recebe certificação de baixo carbono para alumina não metalúrgica

Produto será vendido no Brasil com o selo Sustana Eco Source

A Alcoa conquistou o selo Eco Source para a alumina NMA (não metalúrgica) produzida nas unidades de Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA), após auditoria da empresa alemã TÜV Sud.

A certificação garante a produção com metade das emissões de carbono, quando comparada à média das da indústria global.

A matéria-prima tem intensidade média inferior a 0,6 t métricas de CO2e (dióxido de carbono equivalente) para cada t de alumina produzida, o que inclui emissões dos escopos 1 (resultado direto da operação) e 2 (emissões indiretas, provenientes da energia elétrica). A prática do mercado é de 1,2 CO2e t/métrica.

No Brasil, a NMA é usada como componente de diversos produtos que chegam direta e indiretamente ao consumidor final, como insumos para tratamento de água e fabricação de vidros e cerâmicas.

Essa alumina se soma a outro tipo, a SGA, destinada à produção do alumínio primário no Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), companhia que possui a mesma certificação desde 2020.

“Estamos impulsionando um ciclo virtuoso para incentivar a sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas no Brasil. Com a entrega de uma alumina de baixa emissão de carbono para clientes e fornecedores, contribuímos para o processo global de descarbonização e para a ambição de Net Zero até 2050. O mercado exige soluções com menor impacto ambiental e estamos preparados para isso”, afirma Juliana Marques, diretora Comercial da Alcoa para Américas.

Foto: Divulgação Alcoa

 

Veja também:

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima