Operação Alcoa. Foto-Alcoa (1)

Alcoa completa 12 anos de investimentos em Juruti (PA)

Na área da educação, parceria com o Senai já qualificou 9 mil pessoas na região

Nesta quarta-feira, 15 de setembro, a Alcoa completa 12 anos desde a sua chegada no município de Juruti (PA), onde mantém uma mina de bauxita e movimenta o porto local. Além da preocupação com os negócios, a companhia mantém um olhar para o futuro da cidade, a partir de investimentos em diversas áreas, como a educação.

Em parceria com a prefeitura local, a mineradora investiu na utilização de um sistema de ensino profissionalizante antes mesmo do início da operação, em 2009. Em uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), cerca de 9 mil pessoas já foram qualificadas nas mais diversas modalidades.

Todos que concluíram os cursos são avaliados e passam a integrar o banco de talentos da Alcoa e do Senai. Mais da metade dos alunos capacitados pelos Programas de Formação de Operadores e Operadoras (PFO) e de Manutenção (PFM) foi absorvida pela companhia e apresenta bom desempenho.

“Nossa operação tem sido um projeto inovador de mineração, desde a sua concepção. Além dos cuidados e investimentos em saúde, segurança, meio ambiente e infraestrutura, contribuímos para que a população de Juruti participe cada vez mais desse projeto, por meio da capacitação e qualificação, e possa gerar oportunidades para ingressar nos quadros da empresa”, comenta Genesis Costa, gerente-geral da Alcoa Juruti.

Ampliação
Já está prevista a construção de novas instalações do Senai em Juruti. Em um terreno de 9 mil m² doado pela Alcoa serão instalados modernos laboratórios para apoiar a aprendizagem.

“A unidade será um novo marco de desenvolvimento da educação profissional no município. Nossa perspectiva é continuar qualificando mais pessoas para a indústria local e para o mercado de trabalho, com o objetivo de melhorar os índices de empregabilidade local”, afirma Peter Rasera, diretor do Senai de Juruti.

Veja também:

Contagem regressiva: faltam poucos dias para o 9º Congresso Internacional do Alumínio!

O 9º Congresso Internacional do Alumínio, organizado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), será realizado nos dias 9 e 10 de abril, será no Hotel Unique, em São Paulo. Reunindo representantes da cadeia produtiva e consumidora da indústria do alumínio, especialistas, acadêmicos e autoridades governamentais, o evento já é reconhecido como o maior do setor

Hydro Rein ilumina o futuro sustentável com projeto solar Mendubim no Brasil

Em respaldo a um dos mais amplos projetos de descarbonização global, a Hydro Rein, fornecedora de soluções de energia renovável para a indústria, criada pela Hydro, está prestes a iniciar as operações do projeto solar Mendubim no Rio Grande do Norte. Em decorrência desse marco, a empresa deu início ao fornecimento de eletricidade para a

ABAL contribui para avanços sustentáveis na indústria global do alumínio no IAI Committee Meetings, em Londres

Na última semana, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) marcou presença no evento IAI Committee Meetings, reuniões dos comitês, realizado em Londres, na Inglaterra, na sede do International Aluminium Institute (IAI). A ABAL destacou-se como participante ativa nas discussões sobre os projetos da indústria do alumínio global até 2025. Representada por Janaina Donas, presidente-executiva da

Rolar para cima
Rolar para cima