Operação Alcoa. Foto-Alcoa (1)

Alcoa completa 12 anos de investimentos em Juruti (PA)

Na área da educação, parceria com o Senai já qualificou 9 mil pessoas na região

Nesta quarta-feira, 15 de setembro, a Alcoa completa 12 anos desde a sua chegada no município de Juruti (PA), onde mantém uma mina de bauxita e movimenta o porto local. Além da preocupação com os negócios, a companhia mantém um olhar para o futuro da cidade, a partir de investimentos em diversas áreas, como a educação.

Em parceria com a prefeitura local, a mineradora investiu na utilização de um sistema de ensino profissionalizante antes mesmo do início da operação, em 2009. Em uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), cerca de 9 mil pessoas já foram qualificadas nas mais diversas modalidades.

Todos que concluíram os cursos são avaliados e passam a integrar o banco de talentos da Alcoa e do Senai. Mais da metade dos alunos capacitados pelos Programas de Formação de Operadores e Operadoras (PFO) e de Manutenção (PFM) foi absorvida pela companhia e apresenta bom desempenho.

“Nossa operação tem sido um projeto inovador de mineração, desde a sua concepção. Além dos cuidados e investimentos em saúde, segurança, meio ambiente e infraestrutura, contribuímos para que a população de Juruti participe cada vez mais desse projeto, por meio da capacitação e qualificação, e possa gerar oportunidades para ingressar nos quadros da empresa”, comenta Genesis Costa, gerente-geral da Alcoa Juruti.

Ampliação
Já está prevista a construção de novas instalações do Senai em Juruti. Em um terreno de 9 mil m² doado pela Alcoa serão instalados modernos laboratórios para apoiar a aprendizagem.

“A unidade será um novo marco de desenvolvimento da educação profissional no município. Nossa perspectiva é continuar qualificando mais pessoas para a indústria local e para o mercado de trabalho, com o objetivo de melhorar os índices de empregabilidade local”, afirma Peter Rasera, diretor do Senai de Juruti.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima