albras_fazenda_materia

Ações de voluntariado da Albras transformam realidade de mulheres em situação de vulnerabilidade no Pará

Colaboradores, familiares e parceiros da empresa unem esforços para revitalizar espaços, oferecer capacitação e promover melhorias para mulheres e crianças

Como parte da iniciativa Voluntários em Ação, colaboradores da Albras, seus familiares e parceiros contratados realizaram, ao longo de 2023, na Fazenda da Esperança, localizada em Abaetetuba, no Pará, uma série de atividades de suporte às mulheres que vivem no local. Muitas delas estão grávidas ou acompanhadas por crianças pequenas.

Dentre as ações realizadas pelos voluntários, merece destaque a reestruturação da horta da fazenda, juntamente com a capacitação de algumas mulheres em colaboração com o Instituto Peabiru, visando a assegurar a conservação do espaço. Essa revitalização incluiu a completa limpeza da área, a montagem de uma estufa para o cultivo de vegetais, equipada com toda a infraestrutura essencial, o plantio de novas mudas e outras melhorias.

“O investimento realizado pela empresa, com o apoio dos voluntários, foi muito importante para oferecer uma melhoria para a vida dessas mulheres que se abrigam na fazenda. A horta é para consumo próprio, mas nada impede que a colheita seja destinada para geração de renda a fim de ajudar na manutenção das atividades da fazenda”, afirma Danila Vulcão, engenheira da Albras e uma das participantes do comitê de voluntariado.

Além disso, o grupo de voluntários, em parceria com a equipe do projeto Gastronomia do Amanhã, financiado pela Albras, promoveu uma oficina de culinária e mercado com o objetivo de capacitar essas mulheres.

Outras ações consistiram na disponibilização de exames ginecológicos preventivos e renovação do campo de futebol, por meio de doações que possibilitaram a aquisição de novos materiais, como redes de vôlei e postes, com o objetivo de incentivar a prática esportiva entre as mulheres e crianças.

Para este ano, o comitê planeja prosseguir com o apoio à fazenda, incluindo a instalação de placas solares no local para atender as necessidades energéticas da instituição com energia limpa e renovável. E ainda está prevista a instalação de uma cozinha industrial para facilitar a produção de refeições destinadas aos residentes abrigados.

Foto: Divulgação Albras

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima