ABAL_worshop_materia

ABAL realiza workshop sobre segurança no transporte marítimo em Belém (PA)

Em parceria com a Marinha do Brasil, evento contou com a participação das maiores mineradoras de bauxita do país

Na quarta-feira, 30 de novembro, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e a Marinha do Brasil promoveram a terceira edição do Workshop sobre Segurança no Transporte Marítimo, em Belém (PA).

Com a participação e patrocínio das empresas associadas à ABAL, Alcoa, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Hydro e Mineração Rio do Norte (MRN), o objetivo do evento foi apresentar as operações de embarque e o transporte seguro de bauxita e de produtos de alumínio aos formandos do Centro de Instrução Almirante Brás e Aguiar (Ciaba) da Marinha do Brasil.

Atualmente, o setor do alumínio responde por 9,8% do PIB industrial, gera mais de 460 mil empregos, contribui com mais de R$ 35 bilhões em impostos e tem investimentos de R$ 30 bilhões anunciados até 2025.

Durante a programação, Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL, reforçou a importância do minério de bauxita, que dá origem ao alumínio, para a economia.

Segundo ela, no primeiro semestre, o Arco Amazônico respondeu por 91% da movimentação entre instalações portuárias de todo o Brasil, realizada pelos rios, chegando a 40,8 milhões de t, alta de 6,8%, na comparação com igual período do ano passado.

Citando os dados da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq) – órgão ligado ao governo federal – a executiva disse ainda que a região Amazônica transportou 55% do total de cargas pelas hidrovias. Apenas o setor do alumínio representou 37% da movimentação de carga no Pará.

“Nosso objetivo é compartilhar conhecimento técnico, além de promover o entendimento de todos aqueles envolvidos no manuseio e transporte de cargas, sobre a importância da segurança da navegação. Pois segurança e respeito à vida são valores muito caros a todas as empresas que atuam nesse setor”, frisou Janaina.

A dirigente destacou também a parceria com o 4º Distrito Naval, com o Ciaba e a Diretoria de Portos e Costas (DPC), com quem a ABAL atuou para o aperfeiçoamento das regras internacionais de segurança da navegação.

“Temos muito orgulho dessa bem-sucedida colaboração, que se estendeu à atuação internacional no âmbito da Organização Marítima Internacional (IMO)”, afirmou a presidente-executiva.

Fotos: Divulgação ABAL

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima