pipeline-4691574_640

ABAL participa de carta aberta pedindo urgência na aprovação de PL do gás natural

Nova lei pode atrair R$ 60 bilhões em investimentos no País e gerar mais de 4 milhões de empregos

Federações e associações representativas de diferentes setores industriais e do setor elétrico, entre elas a Associação Brasileira do Alumínio ( ABAL), lançaram uma carta aberta ao Congresso Nacional pedindo urgência na aprovação do Projeto de Lei do Gás (PL 6407/2013). No documento, as entidades afirmam que a indústria do gás natural e dos produtos associados podem trazer um aumento de R$ 60 bilhões nos investimentos no País e gerar mais de 4 milhões de empregos, isso em um momento em que o setor produtivo precisa de fôlego para voltar a crescer.

O texto da carta aberta aponta que o Brasil é dotado de uma riqueza imensa desse gás nas reservas terrestres e marítimas do Pós-sal e do Pré-sal. Desta forma, as entidades consideram que, em pouco tempo, pode-se dobrar a oferta de gás no mercado e tornar o preço deste insumo competitivo.

Para os signatários da carta, o preço de gás definido pelo mercado vai baratear o custo de produção e, consequentemente, fazer com que diversos produtos cheguem aos brasileiros com menor custo, podendo reduzir importações e até mesmo aumentar a exportação de produtos industrializados. Além disso, o gás também permite gerar energia elétrica mais barata e limpa, garantindo a segurança energética.

Novo Mercado de Gás
Lançado em junho do ano passado, o programa Novo Mercado de Gás completa um ano este mês, tendo como uma de suas metas a aprovação do PL 6407/2013, que ainda precisa passar pela Câmara e pelo Senado. O projeto, definido como prioridade pelo Ministério de Minas e Energia, tem requerimento de urgência para ser votado em plenário pelos deputados — no momento, a pandemia do coronavírus e a crise política têm concentrado as atenções do parlamento.

Conforme destacado na carta aberta, o projeto tem sido discutido exaustivamente entre vários atores do setor de gás natural e tem o apoio de produtores, transportadores e consumidores, ao dar “as diretrizes necessárias para promover a competição e a redução sustentável do preço do gás”.

Para ler a carta aberta na íntegra, clique aqui.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Rolar para cima
Rolar para cima