workshop_Segurança da Navegação Marítima_materia

ABAL e Marinha unem-se em prol da segurança marítima

Evento no Pará reúne especialistas para debater melhores práticas e prevenção da poluição em operações com navios bauxiteiros

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) firmou parceria com a Marinha do Brasil e o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba) para organizar o 5º Workshop sobre Segurança da Navegação Marítima.

O evento será realizado no dia 3 de dezembro, no auditório do Ciaba, localizado em Belém, no Pará. O objetivo é discutir as principais práticas de segurança no transporte e nas operações feitas para o embarque de bauxita, incluindo questões regulatórias, além de práticas de prevenção da poluição marítima causada por navios bauxiteiros.

“Segurança e sustentabilidade são pilares fundamentais para o futuro da navegação marítima. Com a Marinha, uma parceira de longa data, temos o compromisso de promover as melhores práticas para a navegação no transporte marítimo de bauxita”, afirma Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL.

A ABAL contará também com a participação e o apoio de suas empresas associadas Alcoa, Norsk Hydro e Mineração Rio do Norte. As companhias apresentarão as melhores práticas adotadas no transporte marítimo de bauxita, contribuindo para o debate sobre eficiência e segurança no setor.

O Ciaba é uma instituição de referência na formação de profissionais da Marinha Mercante e de oficiais da reserva. O workshop será uma oportunidade para receber os formandos da academia, os quais participarão das discussões e atividades programadas.

Desde 2016, a ABAL integra o Global Bauxite Working Group (GBWG), representando a indústria de mineração de bauxita do Brasil ao lado de países como Austrália, China e Rússia. O grupo colabora com a Organização Marítima Internacional (IMO), agência reguladora da ONU, no desenvolvimento de critérios técnicos que assegurem a segurança no transporte marítimo de minérios.

Foto: Divulgação ABAL

Veja também:

Milão Cortina 2026 revela tochas sustentáveis de alumínio

As tochas Olímpica e Paraolímpica dos Jogos de Inverno de 2026, o Milão Cortina 2026, a serem realizados nas cidades italianas de Milão e Cortina d’Ampezzo, foram oficialmente apresentadas ao público em abril. Com design moderno e estrutura produzida com alumínio reciclado, os objetos simbolizam o compromisso dos jogos com a sustentabilidade e a inovação.

Empresa americana lança campervans revestidas de alumínio

A Alumivan, fabricante de campervans com sede no Arizona, Estados Unidos, apresentou a Reverie 136″ e a Reverie 159″, seus novos modelos revestidos de alumínio. Apostando na inovação em um mercado em que a madeira é o material tradicional, a empresa escolheu o alumínio como principal matéria-prima, apontando a durabilidade e a preservação da aparência

Alumínio sustentável abre caminho para o Selo Verde Brasil

A Secretaria de Economia do Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou, em abril, que as chapas laminadas de alumínio serão um dos produtos a integrar a fase de testes do programa Selo Verde Brasil.  O material foi selecionado devido à utilização de sucata em seu processo

Rolar para cima
Rolar para cima