ABAL_ABM_MATERIA

ABAL destaca o alumínio como agente da sustentabilidade na 7ª ABM Week

Entidade apresenta painel que enfatiza o papel essencial do alumínio na promoção da descarbonização e da economia circular em alguns setores da indústria

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) participou da 7ª edição da ABM Week, um dos maiores eventos técnico-científicos da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração, promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).

O encontro, realizado no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, de 1º a 3 de agosto, reuniu importantes nomes da indústria para explorar novas perspectivas e soluções inovadoras, contribuindo assim para o avanço contínuo das áreas de metalurgia, materiais e mineração no Brasil.

No 2º dia do evento, a ABAL apresentou um painel de destaque sob o tema Descarbonização e a indústria do alumínio: posicionamento Brasil e Boas Práticas, mediado por Heber Pires Otomar, coordenador do Comitê de Tecnologia e Inovação da ABAL, com participação de Leandro Faria, gerente-geral de Sustentabilidade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), e Paulo André Pionti, gerente-comercial da Norsk Hydro.

Os palestrantes explicaram como a descarbonização e a transição energética estão presentes em todo o mundo, incluindo o Brasil. Também esclareceram que, no contexto nacional, essas discussões envolvem sociedade, academia, indústria e governo em busca de melhores alternativas e soluções para minimizar e, quando possível, extinguir as rotinas com impactos nocivos ao meio ambiente.

Como integrante dessa rede, a indústria do alumínio possui uma importante representação na economia de baixo carbono e tem trabalhado em iniciativas de promoção da circularidade de materiais, do uso eficiente de recursos e da redução de emissões, entre outros. Além do próprio setor, o alumínio também pode contribuir para a descarbonização de outros segmentos, principalmente relacionados aos seus principais mercados consumidores, como indústria de embalagens, construção civil, bens de consumo e transportes.

Dessa forma, o painel apresentou o posicionamento da indústria do alumínio no Brasil em face do cenário mundial de descarbonização e discutiu oportunidades para sua evolução.

Inspiração

Durante o encontro, uma iniciativa da ABAL também foi apresentada: O Projeto ABAL Alumínio nas Escolas, desenvolvido em colaboração com o professor Carlos Triveno Rios e os alunos de engenharia de materiais da Universidade Federal do ABC (UFABC), que busca impulsionar o ensino, a pesquisa e a inovação tecnológica relacionados ao alumínio no âmbito acadêmico.

Foto: Divulgação ABM Week/ABAL

Veja também:

Milão Cortina 2026 revela tochas sustentáveis de alumínio

As tochas Olímpica e Paraolímpica dos Jogos de Inverno de 2026, o Milão Cortina 2026, a serem realizados nas cidades italianas de Milão e Cortina d’Ampezzo, foram oficialmente apresentadas ao público em abril. Com design moderno e estrutura produzida com alumínio reciclado, os objetos simbolizam o compromisso dos jogos com a sustentabilidade e a inovação.

Empresa americana lança campervans revestidas de alumínio

A Alumivan, fabricante de campervans com sede no Arizona, Estados Unidos, apresentou a Reverie 136″ e a Reverie 159″, seus novos modelos revestidos de alumínio. Apostando na inovação em um mercado em que a madeira é o material tradicional, a empresa escolheu o alumínio como principal matéria-prima, apontando a durabilidade e a preservação da aparência

Alumínio sustentável abre caminho para o Selo Verde Brasil

A Secretaria de Economia do Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou, em abril, que as chapas laminadas de alumínio serão um dos produtos a integrar a fase de testes do programa Selo Verde Brasil.  O material foi selecionado devido à utilização de sucata em seu processo

Rolar para cima
Rolar para cima