plussixsplitter_0000_Morgan-Plus-Six-19_1

À moda antiga, mas com material moderno: Morgan usa chassi de alumínio

Plataforma de metal da geração CX é mais rígida que a de aço - e pesa apenas 97 kg

Fundada em 1910, a companhia britânica Morgan Motor é famosa por ainda produzir veículos esportivos de design clássico, quase que de forma artesanal e sob encomenda. Este ano, no entanto, a fabricante anunciou uma mudança significativa na produção.

A partir de 2020, a empresa iniciará uma transição para substituir o chassi de aço, produzido há 83 anos e que integra modelos clássicos — 4/4 (111 cv), Plus 4 (116 cv) e V6 Roadster (282 cv) —, para uma nova plataforma de alumínio da geração CX.

Nova platafoma de alumínio da geração CX é duas vezes mais rígida que a de aço e pesa apenas 97 kg (Crédito: Divulgação)

Atualmente, o 4/4, por exemplo, tem sobre o chassi de aço uma carroceria com estrutura de madeira revestida com chapas de alumínio, que já confere ao esportivo apenas 795 kg.

De acordo com a empresa, a platafoma de alumínio da geração CX é duas vezes mais rígida que o chassi de aço e pesa apenas 97 kg. A estrutura é aplicada no novo modelo Plus 6 (335 cv), e já integrou o Aero 8 (372 cv) e a segunda geração do Plus 8 (362 cv).

Steve Morris, CEO da Morgan Motor, afirmou que a nova plataforma representa um empreendimento significativo.

“Após o sucesso da plataforma e do Plus 6 no início deste ano, estou feliz por podermos finalmente revelar mais planos para os novos modelos em 2020.”

Veja também:

Alumínio aplicado no primeiro Airbus 380 a entrar em operação se transforma em souvenir

Em janeiro deste ano, o primeiro avião do modelo Airbus 380 foi totalmente desmontado. Parte das 560 toneladas da fuselagem foi transformada em sete mil etiquetas de alumínio para bagagem, com edição limitada. O produto foi fabricado pela Aviation Tag, empresa especializada na transformação do material proveniente de aeronaves em souvenir. As etiquetas exclusivas podem

Novelis mantém parcerias estratégicas no setor automotivo

Com foco no desenvolvimento de veículos mais leves e eficientes, a Novelis está trabalhando com diversos produtores de equipamentos para veículos, os chamados Original Equipment Manufacturers (OEMs), para oferecer ligas de alumínio de alta resistência e com processos que atendam as demandas atuais. Atualmente, 100% das chapas de alumínio enviadas à fábrica da Jaguar Land Rover

Ligas modernas melhoram eficiência dos modelos da Mercedes-Benz

A equipe de pesquisa e desenvolvimento da montadora alemã Mercedes-Benz já utiliza ligas de alumínio em seus produtos. O objetivo é melhorar a eficiência de combustível e, consequentemente, diminuir o desgaste do automóvel. Os metais mais leves e duráveis estão presentes tanto nos chassis, carroceria, freios e aerofólio, como nos acabamentos internos — no caso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu