plussixsplitter_0000_Morgan-Plus-Six-19_1

À moda antiga, mas com material moderno: Morgan usa chassi de alumínio

Plataforma de metal da geração CX é mais rígida que a de aço - e pesa apenas 97 kg

Fundada em 1910, a companhia britânica Morgan Motor é famosa por ainda produzir veículos esportivos de design clássico, quase que de forma artesanal e sob encomenda. Este ano, no entanto, a fabricante anunciou uma mudança significativa na produção.

A partir de 2020, a empresa iniciará uma transição para substituir o chassi de aço, produzido há 83 anos e que integra modelos clássicos — 4/4 (111 cv), Plus 4 (116 cv) e V6 Roadster (282 cv) —, para uma nova plataforma de alumínio da geração CX.

Nova platafoma de alumínio da geração CX é duas vezes mais rígida que a de aço e pesa apenas 97 kg (Crédito: Divulgação)

Atualmente, o 4/4, por exemplo, tem sobre o chassi de aço uma carroceria com estrutura de madeira revestida com chapas de alumínio, que já confere ao esportivo apenas 795 kg.

De acordo com a empresa, a platafoma de alumínio da geração CX é duas vezes mais rígida que o chassi de aço e pesa apenas 97 kg. A estrutura é aplicada no novo modelo Plus 6 (335 cv), e já integrou o Aero 8 (372 cv) e a segunda geração do Plus 8 (362 cv).

Steve Morris, CEO da Morgan Motor, afirmou que a nova plataforma representa um empreendimento significativo.

“Após o sucesso da plataforma e do Plus 6 no início deste ano, estou feliz por podermos finalmente revelar mais planos para os novos modelos em 2020.”

Veja também:

Novelis tem nova liga de alumínio para o mercado automotivo

A Novelis está colocando à disposição do mercado a Advanz 7UHS-s701, sua nova liga de alumínio de ultra alta resistência. Desenvolvida especialmente para o segmento automobilístico, a solução deve ser usada em componentes estruturais de segurança para automóveis de passageiros. As principais aplicações são direcionadas aos reforços estruturais das colunas A e B, além das

Alcoa fornece alumínio com carbono zero para rodas do Audi e-tron GT

A Alcoa anunciou a comercialização de alumínio sustentável para o Ronal Group, responsável pela fabricação das rodas de liga leve de alto desempenho do Audi e-tron GT. A tecnologia da ELYSIS – joint venture da Alcoa com a Rio Tinto – elimina todas as emissões diretas de dióxido de carbono (CO2) do processo de fundição

Volkswagen e Volvo aceleram a eletrificação

O processo de eletrificação da frota mundial de automóveis continua a pleno vapor. Uma recente pesquisa publicada pela consultoria Delloite afirma que, em 2030, nada menos que 32% dos automóveis vendidos no mundo devem ser totalmente elétricos ou, ao menos, híbridos.   Mas é possível que esses percentuais acabem sendo revistos para cima muito em

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima