aluminium_battery_enclosure_for_evs_is_engineered_to_resist_crash_and_intrusion_and_cool_individual_modules_using_innovative_materials_design_and_joining_technologies_constellium (1)

Alumínio está presente na nova geração de compartimentos de baterias automotivas

Constellium lidera consórcio de fabricantes e fornecedores para desenvolver novas arquiteturas estruturais escaláveis

Um consórcio liderado pela Constellium e que conta com a participação de fabricantes e fornecedores do setor automotivo irá desenvolver uma nova geração de compartimentos de baterias de alumínio. 

O projeto foi batizado de Alive (acrônimo de aluminium intensive vehicle enclosures). O objetivo é criar, desenvolver e testar novas arquiteturas estruturais que sejam escaláveis, tanto em design como em capacidade de manufatura.

A ser desenvolvido no Reino Unido, a iniciativa receberá financiamento parcial de 15 milhões de libras do Advanced Propulsion Centre (APC), programa de redução de emissões da agência britânica.

“A Constellium está muito satisfeita com a parceria com o APC, assim como os fabricantes de automóveis e os fornecedores no Reino Unido, para criar, desenvolver e prototipar um compartimento estrutural inteiramente novo de baterias feito com alumínio”, disse Paul Warton, presidente da Unidade de Negócios de Estruturas Automotivas e Indústria da Constellium. 

O Alive vai utilizar a liga de alta resistência HSA6 da Constellium, que é cerca de 20% mais resistente que as ligas convencionais e pode ser reciclada por meio de um sistema de ciclo fechado. 

Além dos compartimentos, serão desenvolvidos novos conceitos de produção. Segundo a Constellium, com células ágeis de produção, o novo sistema de fabricação poderá se adaptar às mudanças no volume de produção e será escalável conforme o aumento da demanda.

A expectativa é que os novos compartimentos deem aos fabricantes de automóveis não apenas liberdade de design em níveis inéditos, mas também a modularidade necessária para otimizar os custos em meio ao processo de eletrificação dos veículos.

A Constellium irá desenvolver e produzir as extrusões de alumínio no University Technology Center (UTC) da Universidade de Brunel, em Londres. O local é um centro de excelência no desenvolvimento e teste de extrusões do metal e da prototipação de componentes.

A expectativa é que os primeiros protótipos sejam entregues no final de 2021.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima