aluminium_battery_enclosure_for_evs_is_engineered_to_resist_crash_and_intrusion_and_cool_individual_modules_using_innovative_materials_design_and_joining_technologies_constellium (1)

Alumínio está presente na nova geração de compartimentos de baterias automotivas

Constellium lidera consórcio de fabricantes e fornecedores para desenvolver novas arquiteturas estruturais escaláveis

Um consórcio liderado pela Constellium e que conta com a participação de fabricantes e fornecedores do setor automotivo irá desenvolver uma nova geração de compartimentos de baterias de alumínio. 

O projeto foi batizado de Alive (acrônimo de aluminium intensive vehicle enclosures). O objetivo é criar, desenvolver e testar novas arquiteturas estruturais que sejam escaláveis, tanto em design como em capacidade de manufatura.

A ser desenvolvido no Reino Unido, a iniciativa receberá financiamento parcial de 15 milhões de libras do Advanced Propulsion Centre (APC), programa de redução de emissões da agência britânica.

“A Constellium está muito satisfeita com a parceria com o APC, assim como os fabricantes de automóveis e os fornecedores no Reino Unido, para criar, desenvolver e prototipar um compartimento estrutural inteiramente novo de baterias feito com alumínio”, disse Paul Warton, presidente da Unidade de Negócios de Estruturas Automotivas e Indústria da Constellium. 

O Alive vai utilizar a liga de alta resistência HSA6 da Constellium, que é cerca de 20% mais resistente que as ligas convencionais e pode ser reciclada por meio de um sistema de ciclo fechado. 

Além dos compartimentos, serão desenvolvidos novos conceitos de produção. Segundo a Constellium, com células ágeis de produção, o novo sistema de fabricação poderá se adaptar às mudanças no volume de produção e será escalável conforme o aumento da demanda.

A expectativa é que os novos compartimentos deem aos fabricantes de automóveis não apenas liberdade de design em níveis inéditos, mas também a modularidade necessária para otimizar os custos em meio ao processo de eletrificação dos veículos.

A Constellium irá desenvolver e produzir as extrusões de alumínio no University Technology Center (UTC) da Universidade de Brunel, em Londres. O local é um centro de excelência no desenvolvimento e teste de extrusões do metal e da prototipação de componentes.

A expectativa é que os primeiros protótipos sejam entregues no final de 2021.

Veja também:

Albras ocupa segunda posição no ranking nacional de comercialização da liga PFA

A Albras, subsidiária da multinacional norueguesa Hydro na produção de alumínio primário, tem se destacado no mercado de liga PFA (lingote com liga de silício), utilizada em larga escala pela indústria automotiva. Desde o lançamento do produto no seu portfólio, em 2019, a empresa ampliou em 100% a produção e já é a segunda maior

Mercedes-Benz lança o seu primeiro chassi de ônibus elétrico no Brasil

A Mercedes-Benz apresentou o seu primeiro chassi de ônibus elétrico no mercado brasileiro, denominado eO500U. A previsão é que o modelo esteja disponível em 2022. O eO500U foi desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira da montadora e amplamente testado na Alemanha. Com rodas de alumínio, o modelo terá autonomia de até 250 km, a maior entre

BMW apresenta o iX, SUV 100% elétrico e com carroceria de alumínio

O BMW iX, utilitário-esportivo que será vendido a partir de novembro nos principais mercados mundiais, é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular destinada a carros elétricos da montadora alemã. E, dessa forma, é o primeiro carro desenvolvido pela marca nascido de um projeto pensado como 100% elétrico desde os rascunhos iniciais.  Em

Rolar para cima