Um consórcio liderado pela Constellium e que conta com a participação de fabricantes e fornecedores do setor automotivo irá desenvolver uma nova geração de compartimentos de baterias de alumínio.
O projeto foi batizado de Alive (acrônimo de aluminium intensive vehicle enclosures). O objetivo é criar, desenvolver e testar novas arquiteturas estruturais que sejam escaláveis, tanto em design como em capacidade de manufatura.
A ser desenvolvido no Reino Unido, a iniciativa receberá financiamento parcial de 15 milhões de libras do Advanced Propulsion Centre (APC), programa de redução de emissões da agência britânica.
“A Constellium está muito satisfeita com a parceria com o APC, assim como os fabricantes de automóveis e os fornecedores no Reino Unido, para criar, desenvolver e prototipar um compartimento estrutural inteiramente novo de baterias feito com alumínio”, disse Paul Warton, presidente da Unidade de Negócios de Estruturas Automotivas e Indústria da Constellium.
O Alive vai utilizar a liga de alta resistência HSA6 da Constellium, que é cerca de 20% mais resistente que as ligas convencionais e pode ser reciclada por meio de um sistema de ciclo fechado.
Além dos compartimentos, serão desenvolvidos novos conceitos de produção. Segundo a Constellium, com células ágeis de produção, o novo sistema de fabricação poderá se adaptar às mudanças no volume de produção e será escalável conforme o aumento da demanda.
A expectativa é que os novos compartimentos deem aos fabricantes de automóveis não apenas liberdade de design em níveis inéditos, mas também a modularidade necessária para otimizar os custos em meio ao processo de eletrificação dos veículos.
A Constellium irá desenvolver e produzir as extrusões de alumínio no University Technology Center (UTC) da Universidade de Brunel, em Londres. O local é um centro de excelência no desenvolvimento e teste de extrusões do metal e da prototipação de componentes.
A expectativa é que os primeiros protótipos sejam entregues no final de 2021.