aluminium_battery_enclosure_for_evs_is_engineered_to_resist_crash_and_intrusion_and_cool_individual_modules_using_innovative_materials_design_and_joining_technologies_constellium (1)

Alumínio está presente na nova geração de compartimentos de baterias automotivas

Constellium lidera consórcio de fabricantes e fornecedores para desenvolver novas arquiteturas estruturais escaláveis

Um consórcio liderado pela Constellium e que conta com a participação de fabricantes e fornecedores do setor automotivo irá desenvolver uma nova geração de compartimentos de baterias de alumínio. 

O projeto foi batizado de Alive (acrônimo de aluminium intensive vehicle enclosures). O objetivo é criar, desenvolver e testar novas arquiteturas estruturais que sejam escaláveis, tanto em design como em capacidade de manufatura.

A ser desenvolvido no Reino Unido, a iniciativa receberá financiamento parcial de 15 milhões de libras do Advanced Propulsion Centre (APC), programa de redução de emissões da agência britânica.

“A Constellium está muito satisfeita com a parceria com o APC, assim como os fabricantes de automóveis e os fornecedores no Reino Unido, para criar, desenvolver e prototipar um compartimento estrutural inteiramente novo de baterias feito com alumínio”, disse Paul Warton, presidente da Unidade de Negócios de Estruturas Automotivas e Indústria da Constellium. 

O Alive vai utilizar a liga de alta resistência HSA6 da Constellium, que é cerca de 20% mais resistente que as ligas convencionais e pode ser reciclada por meio de um sistema de ciclo fechado. 

Além dos compartimentos, serão desenvolvidos novos conceitos de produção. Segundo a Constellium, com células ágeis de produção, o novo sistema de fabricação poderá se adaptar às mudanças no volume de produção e será escalável conforme o aumento da demanda.

A expectativa é que os novos compartimentos deem aos fabricantes de automóveis não apenas liberdade de design em níveis inéditos, mas também a modularidade necessária para otimizar os custos em meio ao processo de eletrificação dos veículos.

A Constellium irá desenvolver e produzir as extrusões de alumínio no University Technology Center (UTC) da Universidade de Brunel, em Londres. O local é um centro de excelência no desenvolvimento e teste de extrusões do metal e da prototipação de componentes.

A expectativa é que os primeiros protótipos sejam entregues no final de 2021.

Veja também:

Aluminum Extruders Council lança guia de peças extrudadas automotivas

O Aluminum Extruders Council (AEC), associação internacional dedicada a promover a utilização de produtos extrudados de alumínio na América do Norte, disponibilizou um guia automotivo interativo em seu site (www.aec.org/solutions).  A ferramenta permite visualizar todas as aplicações e compreender em profundidade o potencial dos produtos extrudados na redução de peso dos veículos, ajudando as fabricantes

Estudo da Novelis mostra vantagens do alumínio em carrocerias

O 13º Simpósio SAE Brasil de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, realizado nos dias 15 e 16 de setembro, teve seu formato totalmente online. Durante a programação, foram discutidas soluções relacionadas à evolução dos materiais e novas tecnologias que podem ajudar a cadeia automotiva na busca pelo incremento da eficiência energética e segurança veicular. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu