Shot of a Working Data Center With Rows of Rack Servers. People Walk and Work there, they are Blurred in Motion. Long Exposure Shot.

Tecnologia torna-se vital para indústria do alumínio em tempos de Covid-19

Em meio à pandemia, companhias buscam soluções inovadoras para manter as operações

A crise sanitária causada pelo novo coronavírus no País modificou as atividades dentro da indústria do alumínio e ampliou o trabalho remoto. A nova realidade impactou diretamente a área de Tecnologia da Informação (TI) das empresas, sendo estratégica para os negócios e vital para driblar os desafios operacionais.

Luis Carlos Maldaner, gerente de TI da CBA, conta que a companhia já tinha as aplicações necessárias para o acesso remoto, como a Virtual Private Network (VPN) e o pacote Office 365, mas precisou reforçar a infraestrutura para novos padrões de tráfego e utilização remota dessas ferramentas, por causa do maior volume de pessoas conectadas ao mesmo tempo à rede. “Investimos na priorização de links do Data Center para acesso às informações”, revela.

Na CBA, segundo Maldaner, foi dada atenção maior para a segurança da informação. Além disso, a equipe de suporte foi ampliada nos primeiros dias da quarentena, para o acesso dos profissionais às redes de conexão e ferramentas de trabalho.

“Para que tudo isso fosse possível, foi fundamental o alinhamento, que já vinha fortalecido, entre TI e RH, de maneira que caminhemos cada vez mais juntos na digitalização e na transformação cultural”, diz o gerente.

Na Novelis, a área de TI viabilizou de forma rápida a decisão dos executivos de adotar a política de trabalho remoto para todos os funcionários do escritório central, administrativos das duas plantas – Pindamonhangaba e Santo André (Utinga), em São Paulo – e dos centros de coleta.

“As atividades operacionais e administrativas continuam ocorrendo sem rupturas e sem impacto na produtividade dos funcionários”, reforça Sylvia Sanchez, gerente-sênior de TI da Novelis América do Sul.

Nesse período de isolamento social, a adoção das tecnologias de big data e digital analytics também têm beneficiado o aumento da produtividade e a otimização de custos e processos produtivos.

“O conhecimento tecnológico vem sendo aperfeiçoado à medida que os projetos avançam. O isolamento social não causou nenhuma restrição à implementação de novos métodos”, explica Sylvia.

Segmento de cabos de alumínio

Na Alubar, empresa líder na América Latina na fabricação de condutores elétricos de alumínio e uma das maiores produtoras de vergalhões de alumínio no continente, a infraestrutura de rede já estava preparada para o trabalho remoto. Porém, por causa do cenário imposto pelo novo coronavírus, a empresa passou a utilizar o BYOD (bring your own device).

“Nesse conceito, os equipamentos pessoais dos colaboradores são preparados para acessarem a rede e os aplicativos da empresa de forma segura”, esclarece Paulo Resque, diretor administrativo da Alubar.

A adoção dos conceitos de Indústria 4.0 permite o aumento dos níveis de automação industrial, melhorando a eficiência e a produtividade. 

“A indústria 4.0 já é uma realidade na Alubar. Mas, no mês de março, iniciamos em nossa unidade em Barcarena, a integração do Scada, sistema que controla os dados dos equipamentos em tempo real. O que vem reforçar o monitoramento a distância que já temos em outros equipamentos de nossa área operacional”, conta Paulo Resque.

Mineração de bauxita

No Oeste do Pará, a Mineração Rio do Norte (MRN) criou um comitê de crise, com um braço de tecnologia.

“No momento em que vivemos, é preciso discutir ações rápidas que dependem do engajamento dos executivos. A tecnologia deixa de ser uma necessidade para ser crítica”, opina Renato Staudinger, gerente de TI da MRN.

Entre as ações da MRN estão à criação de um acesso seguro aos servidores e aplicações para os colaboradores que trabalham de forma remota, dentro e fora da região do distrito de Porto Trombetas; o desenvolvimento de um help desk na nuvem para que os colaboradores possam acessar via smartphone ou computador; e o redirecionamento de laptops e celulares de acordo com as novas demandas.

“Nós tínhamos muitos projetos. Portanto, priorizamos e antecipamos a implantação deles.”

A área de TI também se reuniu com os provedores locais de Internet para discutir novas rotas e agilizar o acesso dos colaboradores aos serviços da empresa.

“Recebemos ainda uma demanda do grupo de gerenciamento de obras da MRN, o qual precisava se conectar para dar andamento aos trabalhos, e disponibilizamos a ferramenta de colaboração em nuvem Office 365”, acrescenta.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima