WhatsApp Image 2019-12-10 at 14.18.23

‘Retratos da Casa do Alumínio’ em exposição no Centro Cultural do Alumínio

Com visitação gratuita, é possível conferir a mostra até o dia 20 de dezembro

A “Casa do Alumínio — Uma experiência de arquitetura, arte e design” foi lançada durante a Expo Alumínio 2018, em São Paulo. O objetivo era divulgar os benefícios e as aplicações do metal no cotidiano das pessoas. No mesmo ano, o projeto chegou à cidade de Alumínio (SP) e, no segundo semestre de 2019, passou por Brasília (DF), São Luís (MA), Belém (PA) e Pindamonhangaba (SP).

Durante a trajetória, a casa contêiner de 150 m² expôs obras de arte produzidas com alumínio por vários artistas brasileiros, incluindo esculturas e gravuras. Também foram convidados artistas regionais para a realização de oficinas de arte com crianças de escolas públicas, por meio da pintura sobre chapas do metal. Agora, o resultado desse trabalho pode ser conferido na exposição ‘Retratos da Casa do Alumínio’, no Centro Cultural do Alumínio (CCAL), em São Paulo.

O destaque da exposição fica por conta das obras realizadas em chapas por meio de live paints com os artistas urbanos regionais: Alana Marcondes, do Vale do Paraíba (SP); Camilla Siren, de Brasília (DF); Edi Bruzaca, de São Luís (MA); e Igor Oliveira, de Belém (PA).

“A proposta era que o artista trouxesse um pouco da sua identidade e também algo relacionado à sua cidade”, diz Sílvia Toledo, gerente Cultural do CCAL.

Enquanto a artista de Brasília retratou os ipês amarelos típicos da região, o profissional de São Luís optou por falar de sonhos e tratar a questão do pescador, por exemplo. Essas obras, em grafite ou estêncil, têm o alumínio utilizado de diferentes maneiras.

 “O alumínio tem uma característica interessante por causa do brilho. Alguns artistas deixaram o metal mais em destaque, aproveitando esse brilho, enquanto outros optaram pelos detalhes”, explica Sílvia.

Em termos de conservação e restauro, o alumínio também é mais interessante do que as tradicionais telas de pintura, principalmente quando pensamos em arte de rua exposta dentro de um ambiente fechado, como galerias de arte.

Dentro do CCAL também é possível conferir, além dos registros fotográficos e vídeos da Casa do Alumínio, obras bibliográficas e produtos produzidos com o metal.

As atividades e manutenção do CCAL são o resultado da ação conjunta do Ministério da Cidadania, Quattro Projetos e Instituto Cultural Quattro, com o patrocínio das empresas Alcoa, CBA, Hydro e Novelis.

Retratos da Casa do Alumínio
Data: de 02 a 20 de dezembro de 2019, das 9 às 17h30
Local: Centro Cultural do Alumínio — Rua Humberto I, 220, 4º andar, São Paulo (SP)
Visitação gratuita

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima