WhatsApp Image 2019-12-10 at 14.18.23

‘Retratos da Casa do Alumínio’ em exposição no Centro Cultural do Alumínio

Com visitação gratuita, é possível conferir a mostra até o dia 20 de dezembro

A “Casa do Alumínio — Uma experiência de arquitetura, arte e design” foi lançada durante a Expo Alumínio 2018, em São Paulo. O objetivo era divulgar os benefícios e as aplicações do metal no cotidiano das pessoas. No mesmo ano, o projeto chegou à cidade de Alumínio (SP) e, no segundo semestre de 2019, passou por Brasília (DF), São Luís (MA), Belém (PA) e Pindamonhangaba (SP).

Durante a trajetória, a casa contêiner de 150 m² expôs obras de arte produzidas com alumínio por vários artistas brasileiros, incluindo esculturas e gravuras. Também foram convidados artistas regionais para a realização de oficinas de arte com crianças de escolas públicas, por meio da pintura sobre chapas do metal. Agora, o resultado desse trabalho pode ser conferido na exposição ‘Retratos da Casa do Alumínio’, no Centro Cultural do Alumínio (CCAL), em São Paulo.

O destaque da exposição fica por conta das obras realizadas em chapas por meio de live paints com os artistas urbanos regionais: Alana Marcondes, do Vale do Paraíba (SP); Camilla Siren, de Brasília (DF); Edi Bruzaca, de São Luís (MA); e Igor Oliveira, de Belém (PA).

“A proposta era que o artista trouxesse um pouco da sua identidade e também algo relacionado à sua cidade”, diz Sílvia Toledo, gerente Cultural do CCAL.

Enquanto a artista de Brasília retratou os ipês amarelos típicos da região, o profissional de São Luís optou por falar de sonhos e tratar a questão do pescador, por exemplo. Essas obras, em grafite ou estêncil, têm o alumínio utilizado de diferentes maneiras.

 “O alumínio tem uma característica interessante por causa do brilho. Alguns artistas deixaram o metal mais em destaque, aproveitando esse brilho, enquanto outros optaram pelos detalhes”, explica Sílvia.

Em termos de conservação e restauro, o alumínio também é mais interessante do que as tradicionais telas de pintura, principalmente quando pensamos em arte de rua exposta dentro de um ambiente fechado, como galerias de arte.

Dentro do CCAL também é possível conferir, além dos registros fotográficos e vídeos da Casa do Alumínio, obras bibliográficas e produtos produzidos com o metal.

As atividades e manutenção do CCAL são o resultado da ação conjunta do Ministério da Cidadania, Quattro Projetos e Instituto Cultural Quattro, com o patrocínio das empresas Alcoa, CBA, Hydro e Novelis.

Retratos da Casa do Alumínio
Data: de 02 a 20 de dezembro de 2019, das 9 às 17h30
Local: Centro Cultural do Alumínio — Rua Humberto I, 220, 4º andar, São Paulo (SP)
Visitação gratuita

Veja também:

Pesquisadores e profissionais do setor de alumínio são premiados durante o 9º Congresso Internacional

No encerramento do 9º Congresso Internacional do Alumínio, ocorrido em 10 de abril, uma cerimônia especial foi reservada para reconhecer os destaques técnicos apresentados nos dois dias do evento. Quatro estudos foram agraciados com o prêmio de “Melhores Trabalhos Técnicos”, destacando a relevância e inovação das pesquisas realizadas. Rafael Salomão, da Universidade de São Paulo

Miles Prosser, do Instituto Internacional do Alumínio (IAI), projeta maior uso do alumínio em escala global

Durante o 9º Congresso Internacional do Alumínio, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e que atraiu mais de 550 participantes nos dias 9 e 10 de abril, no Hotel Unique, em São Paulo (SP), Miles Prosser, secretário-geral do Instituto Internacional do Alumínio (IAI), enfatizou as projeções que indicam um aumento significativo na escala mundial

Rolar para cima
Rolar para cima