WhatsApp Image 2019-12-10 at 14.18.23

‘Retratos da Casa do Alumínio’ em exposição no Centro Cultural do Alumínio

Com visitação gratuita, é possível conferir a mostra até o dia 20 de dezembro

A “Casa do Alumínio — Uma experiência de arquitetura, arte e design” foi lançada durante a Expo Alumínio 2018, em São Paulo. O objetivo era divulgar os benefícios e as aplicações do metal no cotidiano das pessoas. No mesmo ano, o projeto chegou à cidade de Alumínio (SP) e, no segundo semestre de 2019, passou por Brasília (DF), São Luís (MA), Belém (PA) e Pindamonhangaba (SP).

Durante a trajetória, a casa contêiner de 150 m² expôs obras de arte produzidas com alumínio por vários artistas brasileiros, incluindo esculturas e gravuras. Também foram convidados artistas regionais para a realização de oficinas de arte com crianças de escolas públicas, por meio da pintura sobre chapas do metal. Agora, o resultado desse trabalho pode ser conferido na exposição ‘Retratos da Casa do Alumínio’, no Centro Cultural do Alumínio (CCAL), em São Paulo.

O destaque da exposição fica por conta das obras realizadas em chapas por meio de live paints com os artistas urbanos regionais: Alana Marcondes, do Vale do Paraíba (SP); Camilla Siren, de Brasília (DF); Edi Bruzaca, de São Luís (MA); e Igor Oliveira, de Belém (PA).

“A proposta era que o artista trouxesse um pouco da sua identidade e também algo relacionado à sua cidade”, diz Sílvia Toledo, gerente Cultural do CCAL.

Enquanto a artista de Brasília retratou os ipês amarelos típicos da região, o profissional de São Luís optou por falar de sonhos e tratar a questão do pescador, por exemplo. Essas obras, em grafite ou estêncil, têm o alumínio utilizado de diferentes maneiras.

 “O alumínio tem uma característica interessante por causa do brilho. Alguns artistas deixaram o metal mais em destaque, aproveitando esse brilho, enquanto outros optaram pelos detalhes”, explica Sílvia.

Em termos de conservação e restauro, o alumínio também é mais interessante do que as tradicionais telas de pintura, principalmente quando pensamos em arte de rua exposta dentro de um ambiente fechado, como galerias de arte.

Dentro do CCAL também é possível conferir, além dos registros fotográficos e vídeos da Casa do Alumínio, obras bibliográficas e produtos produzidos com o metal.

As atividades e manutenção do CCAL são o resultado da ação conjunta do Ministério da Cidadania, Quattro Projetos e Instituto Cultural Quattro, com o patrocínio das empresas Alcoa, CBA, Hydro e Novelis.

Retratos da Casa do Alumínio
Data: de 02 a 20 de dezembro de 2019, das 9 às 17h30
Local: Centro Cultural do Alumínio — Rua Humberto I, 220, 4º andar, São Paulo (SP)
Visitação gratuita

Veja também:

MRN seleciona projetos de melhoria e inovação de colaboradores

A Mineração Rio do Norte (MRN) – produtora de bauxita que opera em Porto Trombetas, em Oriximiná (PA) – abriu inscrições, até o dia 5 de agosto, para receber os projetos de melhoria e inovação relacionados à produção mineral, desenvolvidos pelos colaboradores em 2019/2020. As iniciativas de destaque serão apresentadas, em setembro, no Seminário de

Alcoa Juruti mantém medidas rígidas contra o novo coronavírus

Apesar da flexibilização gradativa da quarentena em alguns Estados brasileiros, a Alcoa Juruti mantém as ações de controle e prevenção contra o novo coronavírus  no município paraense. Além disso, a empresa participa do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, doa itens médicos e presta ajuda humanitária. “Estamos seguindo todas as precauções recomendadas pelas autoridades sanitárias

Esterilizador fabricado com alumínio elimina novo coronavírus do ar

A KIIR, empresa especializada em estruturas de alumínio, desenvolveu um esterilizador de ar de alta vazão capaz de combater o Sars-CoV-2 (vírus que causa a Covid-19) em suspensão no ar. Produzido há 18 anos na Incubadora USP/IPEN-Cietec, o SuperAr foi criado inicialmente para eliminar bactérias e fungos de bibliotecas e arquivos. No entanto, foi aprimorado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu