Night view of a copper mine head in NSW Australia

PIB cresce no 2º tri com participação da indústria. Extração decepciona

De acordo com o IBGE, resultado foi influenciado pela expansão das áreas de transformação e construção

29 de agosto de 2019, às 14h15

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2019, em relação ao trimestre anterior. O resultado foi puxado, principalmente, pelos ganhos da indústria (0,7%) e dos serviços (0,3%).

O crescimento na indústria foi influenciado pela expansão das áreas de transformação (2,0%) e construção (1,9%). Segundo Claudia Dionísio, gerente de Contas Nacionais do IBGE, as indústrias de transformação e construção respondem juntas por cerca de 70% do setor. Além disso, a transformação tem peso no segmento de bens de capital, que contribuem para os investimentos internos e externos.

Já as indústrias extrativas registraram recuo significativo, de -3,8%. “A extração mineral ainda sofre os efeitos de Brumadinho e da paralisação de outras barragens para vistoria. As chuvas no Pará também impactaram a indústria de minério de ferro”, explica a gerente do IBGE.

Na comparação com o 2º trimestre de 2018, período em que ocorreu a greve dos caminhoneiros, o aumento do PIB foi de 1%, mas nesse comparativo a indústria extrativa registra sua maior queda histórica, de -9,4%.

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima