Novelis

Novelis firma parceria para oferecer mais soluções ao setor automotivo

A Novelis anunciou um acordo global com a Impression Technologies para explorar o uso da Hot Form Quench (HFQ), tecnologia de estampagem a quente usada para projetar e fabricar componentes de alumínio de alta resistência para o mercado de transporte em grandes volumes. A Impression Technologies é dona, com exclusividade, dessa técnica.

A parceria, segundo a Novelis, reflete sua estratégia de colaborar com parceiros nas indústrias automotiva e de alumínio que estão desenvolvendo produtos e processos para obter soluções inovadoras e econômicas para veículos leves.

A companhia pretende utilizar ligas como a série 7000, que oferecem níveis mais altos de resistência e redução de peso, para competir com outros materiais, como o aço. A tecnologia de estampagem a quente HFQ — diz a nota oficial da Novelis distribuída à imprensa — é uma facilitadora para novas aplicações em projetos automotivos, tanto para veículos com uso intensivo de peças de alumínio como em arquiteturas de materiais mistos.

“A combinação das nossas mais avançadas ligas com a estampagem a quente permite aos projetistas e engenheiros automotivos ampliar os limites do que é possível nas arquiteturas dos veículos da próxima geração”, afirmaTodd Summe, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Novelis. “Com a expertise de fornecedores de tecnologia como a Impression Technologies, somos capazes de oferecer soluções para os requisitos mais exigentes dos nossos clientes ao longo de sua jornada de desenvolvimento.”

Sobre o uso do alumínio em automóveis, na última edição da revista Alumínio, Antônio Megale, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), afirmou que o Rota 2030 deve impulsionar o uso do alumínio nos veículos brasileiros.

De acordo com o Anuário Estatístico 2017 da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o setor de transportes é hoje o segundo maior consumidor de alumínio no Brasil, atrás apenas do segmento de embalagens. No entanto, há espaço para crescimento, visto que o setor é quem mais consome o metal em todo o mundo. A Novelis é uma das companhias que desenvolvem soluções de alumínio para a área automotiva mundial. Em seu estande na ExpoAlumínio 2018, a companhia expôs um Jaguar F-Type (foto que ilustra esta reportagem), modelo que tem mais de 50% de sua carroceria feita com alumínio da empresa.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima