Novelis

Novelis firma parceria para oferecer mais soluções ao setor automotivo

A Novelis anunciou um acordo global com a Impression Technologies para explorar o uso da Hot Form Quench (HFQ), tecnologia de estampagem a quente usada para projetar e fabricar componentes de alumínio de alta resistência para o mercado de transporte em grandes volumes. A Impression Technologies é dona, com exclusividade, dessa técnica.

A parceria, segundo a Novelis, reflete sua estratégia de colaborar com parceiros nas indústrias automotiva e de alumínio que estão desenvolvendo produtos e processos para obter soluções inovadoras e econômicas para veículos leves.

A companhia pretende utilizar ligas como a série 7000, que oferecem níveis mais altos de resistência e redução de peso, para competir com outros materiais, como o aço. A tecnologia de estampagem a quente HFQ — diz a nota oficial da Novelis distribuída à imprensa — é uma facilitadora para novas aplicações em projetos automotivos, tanto para veículos com uso intensivo de peças de alumínio como em arquiteturas de materiais mistos.

“A combinação das nossas mais avançadas ligas com a estampagem a quente permite aos projetistas e engenheiros automotivos ampliar os limites do que é possível nas arquiteturas dos veículos da próxima geração”, afirmaTodd Summe, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Novelis. “Com a expertise de fornecedores de tecnologia como a Impression Technologies, somos capazes de oferecer soluções para os requisitos mais exigentes dos nossos clientes ao longo de sua jornada de desenvolvimento.”

Sobre o uso do alumínio em automóveis, na última edição da revista Alumínio, Antônio Megale, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), afirmou que o Rota 2030 deve impulsionar o uso do alumínio nos veículos brasileiros.

De acordo com o Anuário Estatístico 2017 da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o setor de transportes é hoje o segundo maior consumidor de alumínio no Brasil, atrás apenas do segmento de embalagens. No entanto, há espaço para crescimento, visto que o setor é quem mais consome o metal em todo o mundo. A Novelis é uma das companhias que desenvolvem soluções de alumínio para a área automotiva mundial. Em seu estande na ExpoAlumínio 2018, a companhia expôs um Jaguar F-Type (foto que ilustra esta reportagem), modelo que tem mais de 50% de sua carroceria feita com alumínio da empresa.

Veja também:

Setor do alumínio será essencial para o transporte no pós-pandemia

Até o início da pandemia, 8,3 milhões de passageiros eram transportados nas linhas disponíveis do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na Grande São Paulo. Já os ônibus levavam cerca de 8,8 milhões de pessoas todos os dias. Aglomerações, como se sabe, são perfeitas para a proliferação de vírus respiratórios. E nesse

A importância de projetos cooperativos para a cultura da inovação

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) realizou um webinar na última terça-feira, 30 de junho, para mostrar como a união entre empresas pode fortalecer a inovação no pós-Covid-19. Desde a fundação, em 2013, a organização social já superou a marca de 100 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação cooperativos, modalidade na qual

Cresce procura por baús de alumínio na 4Truck

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus,a 4Truck, empresa de implementos rodoviários feitos de alumínio para o segmento leve, aumentou em 50% o número de orçamentos no mês de maio. O crescimento se deve à demanda de transportadores e frotistas ligados à entrega de alimentos, medicamentos e materiais de limpeza, entre outros serviços fundamentais nesse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu