Novelis

Novelis firma parceria para oferecer mais soluções ao setor automotivo

A Novelis anunciou um acordo global com a Impression Technologies para explorar o uso da Hot Form Quench (HFQ), tecnologia de estampagem a quente usada para projetar e fabricar componentes de alumínio de alta resistência para o mercado de transporte em grandes volumes. A Impression Technologies é dona, com exclusividade, dessa técnica.

A parceria, segundo a Novelis, reflete sua estratégia de colaborar com parceiros nas indústrias automotiva e de alumínio que estão desenvolvendo produtos e processos para obter soluções inovadoras e econômicas para veículos leves.

A companhia pretende utilizar ligas como a série 7000, que oferecem níveis mais altos de resistência e redução de peso, para competir com outros materiais, como o aço. A tecnologia de estampagem a quente HFQ — diz a nota oficial da Novelis distribuída à imprensa — é uma facilitadora para novas aplicações em projetos automotivos, tanto para veículos com uso intensivo de peças de alumínio como em arquiteturas de materiais mistos.

“A combinação das nossas mais avançadas ligas com a estampagem a quente permite aos projetistas e engenheiros automotivos ampliar os limites do que é possível nas arquiteturas dos veículos da próxima geração”, afirmaTodd Summe, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Novelis. “Com a expertise de fornecedores de tecnologia como a Impression Technologies, somos capazes de oferecer soluções para os requisitos mais exigentes dos nossos clientes ao longo de sua jornada de desenvolvimento.”

Sobre o uso do alumínio em automóveis, na última edição da revista Alumínio, Antônio Megale, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), afirmou que o Rota 2030 deve impulsionar o uso do alumínio nos veículos brasileiros.

De acordo com o Anuário Estatístico 2017 da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o setor de transportes é hoje o segundo maior consumidor de alumínio no Brasil, atrás apenas do segmento de embalagens. No entanto, há espaço para crescimento, visto que o setor é quem mais consome o metal em todo o mundo. A Novelis é uma das companhias que desenvolvem soluções de alumínio para a área automotiva mundial. Em seu estande na ExpoAlumínio 2018, a companhia expôs um Jaguar F-Type (foto que ilustra esta reportagem), modelo que tem mais de 50% de sua carroceria feita com alumínio da empresa.

Veja também:

Startup desenvolve o patinete elétrico de alumínio mais leve do mundo

A startup FlowDot, fundada há cinco anos e focada na elaboração de produtos de transporte, desenvolveu o patinete elétrico dobrável Mantour X. O modelo de alumínio e fibra de carbono, cujo primeiro lote está sendo produzido por meio de uma campanha de financiamento coletivo, garante ao produto um peso total de apenas 7,2 kg, com

BMW lança nova ‘roda aerodinâmica’ com base de alumínio

As rodas podem influenciar a eficiência geral de um veículo em até 30%. Com o objetivo de garantir melhora na aerodinâmica em 5%, a BMW traz uma nova roda para o veículo elétrico BMW iX3, cujo lançamento no mercado está previsto ainda para este ano. A nova combinação traz uma roda com base de alumínio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu