Alcoa_expedição

Expedição AA 50 anos de fotografia: Alcoa patrocina celebração da Amazônia em São Luís

Projeto leva a natureza e a cultura brasileira para o Maranhão com a renomada fotografia de Araquém Alcântara

De 3 a 10 de novembro, a Vento Leste Editora, em parceria com o Ministério da Cultura e com patrocínio exclusivo da Alcoa, realizou uma expedição pela Amazônia em celebração aos cinquenta anos de carreira do renomado fotógrafo Araquém Alcântara, dando continuidade ao projeto Expedição AA 50 anos de fotografia.

Depois de um emocionante início no Pará, onde a exposição encantou o público, agora foi a vez de desembarcar em São Luís. O projeto tem como objetivo levar a Amazônia para o mundo, comemorando as cinco décadas de carreira de Alcântara. É também uma celebração da brasilidade, pertencimento, união, respeito, diálogo, sustentabilidade, integração, acessibilidade e reverência à natureza.

Com cerca de duzentas imagens capturadas ao longo dos anos, Araquém Alcântara demonstra sua paixão pela terra e pelo povo brasileiro por meio de suas lentes.

A programação em São Luís teve início na Praça da Avenida Litorânea, com a abertura oficial na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico, e a exposição na comunidade de Coqueiro e na Escola Professor Mário Martins Meireles, em Mangue Seco, respectivamente. Para encerrar o evento, o local escolhido foi a União dos Moradores de Estiva.

A expedição é abrangente, democrática e sustentável, permitindo que milhares de pessoas em todo o mundo acompanhem as fotos e as transmissões diárias no site do projeto (www.araquem50expo.com).

A iniciativa dispõe de uma embarcação anfíbia desenvolvida pelo Atelier Marko Brajovic, equipada com tecnologia de ponta, painéis de LED e uma estrutura especial para proporcionar uma experiência expositiva única.

O projeto conta com o patrocínio exclusivo da Alcoa, uma das maiores empresas de produção de alumina e alumínio do mundo, e o apoio institucional do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), além de incentivo cultural da Estação das Docas, do Pará, e produção pela Hybrida.

Foto: Divulgação Alcoa

Veja também:

Hydro impulsiona projeto Fauna Sustentável no Pará

Paragominas, no Estado do Pará, está na vanguarda de uma iniciativa inédita: o projeto Fauna Sustentável. Trata-se da primeira ação na região voltada para a convivência harmoniosa entre humanos e fauna. A ação é fruto do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC). O BRC é um programa composto pela Hydro, Universidade de Oslo (Noruega),

Projeto da MRN incentiva geração de renda e preservação ambiental no Pará

O Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAFs), desenvolvido pela Mineração Rio do Norte (MRN), está colhendo resultados cada vez mais positivos, promovendo a geração de renda e a preservação ambiental na região de Oriximiná, no Pará. Desde 2005, essa iniciativa faz parte do Programa de Educação Socioambiental (PES) da MRN. Por meio de uma

Rolar para cima
Rolar para cima